Mulher que teve bebê com DIU fica grávida após laqueadura; entenda
"Um raio cai duas vezes no mesmo lugar, sim", diz Brenda Nathielle, que engravidou duas vezes mesmo utilizando métodos contraceptivos; confira o casoBrenda Nathielle possui histórias de gestação inusitadas. A mineira, de 29 anos, é casada com Lucas Lopes, e juntos já tinham um casal de filhos, Beatriz e Arthur, quando ela decidiu colocar um dispositivo intrauterino (DIU).
O método contraceptivo não foi o suficiente, pois, cinco meses depois, Brenda descobriu que estava esperando o terceiro filho.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após a gravidez surpresa, Brenda decidiu fazer uma laqueadura. “Achei que seria muito seguro. A médica que fez meu parto e a laqueadura, tem quinze anos de experiência, é bem renomada na cidade e nunca havia acontecido uma falha em uma laqueadura feita por ela”, disse para revista Crescer.
“Os pedaços das trompas retiradas foram enviadas para laboratório, para comprovar que realmente se tratavam das minhas trompas”, afirmou.
8 mitos sobre o uso de métodos contraceptivos de longa duração; VEJA
Mulher engravida após laqueadura: “Sonhei que estava grávida”
Depois do procedimento, algum tempo depois a mãe de três filhos começou a passar mal e apresentar atraso menstrual. “Pensei que poderia ser algum mal-estar, até que sonhei que estava grávida. Foi então que decidi fazer o teste de gravidez e deu positivo”.
“Foi o maior susto da minha vida, maior até do que quando engravidei com DIU, pois jamais imaginei que poderia acontecer duas vezes com a mesma pessoa. No caso, eu!”, conta. “Fiquei três dias chorando sem conseguir comer, muito assustada. Não era tristeza, sabe? Mas realmente me pegou muito de surpresa. Até hoje, não consigo dormir direito.”
Brenda revela que o marido teve uma reação parecida com a dela: “Ficou sem apetite, em silêncio por uns dias. Mas, agora, me acolheu e está me dando muito suporte”.
“Hoje, estamos mais tranquilos e até fazendo planos com essa nova vida que vem por aí. Estou entrando na sétima semana”, completou. “Sei da taxa de falha, sei que nenhum método é 100% eficaz, mas já havia passado por esse susto com o DIU, então, não imaginava que passaria novamente. Um raio cai duas vezes no mesmo lugar, sim”, completou.
Juliette congela óvulos e fala sobre gravidez: ‘Quero ter liberdade’; ENTENDA
Laqueadura: como funciona o método contraceptivo?
Segundo a ginecologista Lilian Serio, especialista em reprodução humana, a laqueadura tubária consiste em um procedimento cirúrgico em que obstrui as trompas. A cirurgia deixa as trompas não funcionantes para que o óvulo não consiga chegar até as tubas uterinas e se encontrar com os espermatozoides.
De acordo com a especialista, ela pode ser feita de duas maneiras. A primeira é consiste em uma amarração na trompa, tipo um nó. Já segunda envolve o corte de um pedaço da trompa, que seria teoricamente o jeito mais seguro e mais difícil de se refazer.
O objetivo é impedir que o óvulo e o espermatozoide se encontrem e assim não formem um embrião, evitando a gravidez.
É possível engravidar mesmo após a laqueadura?
Serio afirma que é possível engravidar mesmo após fazer a laqueadura, mas a chance de isso acontecer é muito baixa, menos de 0,5%.
“Quando acontece, é como se a trompa se recanalizasse sozinha. Um pedacinho da trompa de um lado e de outro se encontram, conseguem se juntar e deixar essa trompa com uma passagem, para que o óvulo passe, se una ao espermatozoide e forme um embrião”, afirma Lilian.
A ginecologista alerta que nenhum método contraceptivo apresenta a eficácia de 100%; mesmo que laqueadura seja uma das mais confiáveis da medicina atual, ainda há exceções.
Saúde da gestante: evolução dos cuidados ajuda a desmistificar gravidez; CONFIRA