Yasmin Brunet tem a síndrome do intestino irritável; saiba o que é
A participante do BBB 24 afirmou que sofre de síndrome do intestino irritável e não poderia se alimentar de algumas comidas na xepa, como leguminosas"Eu não posso comer nem feijão, nem lentilha, nem grão-de-bico. Tenho síndrome do intestino irritado”.
Foi assim que a modelo Yasmin Brunet, participante do Big Brother Brasil 24 (BBB 24), compartilhou a sua condição com outros Camarotes da edição, Wanessa Camargo e MC Bin Laden. A sister reclamava nesta quinta-feira, 18, sobre os alimentos disponíveis na xepa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Brunet também afirmou não aguentar mais os pratos de Davi. “Estou com raiva também que ele acabou com nossa comida, não tem nada para comer (...). Ele acabou com o ovo, ele acabou com tudo. Vou comer arroz agora, vou viver de arroz”, desabafou.
Entenda a seguir quais os impactos que pacientes com a síndrome do intestino irritável (SII) precisam lidar e como regular a alimentação no dia a dia.
BBB 24: CONHEÇA a história de Luiza Brunet, mãe de Yasmin Brunet
Yasmin Brunet: o que é a síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio intestinal capaz de causar desconforto abdominal e constipação. Estima-se que a condição afeta cerca de 10% a 20% da população, com maior prevalência entre as mulheres, segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein.
O diagnóstico médico normalmente é feito por meio dos sintomas apresentados pelos pacientes, verificando outras causas possíveis para as dores abdominais, como intolerância ao glúten ou à lactose.
A solicitação de testes laboratoriais, como exames de sangue e fezes, também pode ser necessária para descartar enfermidades mais graves.
Yasmin Brunet: os sintomas da síndrome do intestino irritável
Os indivíduos que apresentam intestino irritável costumam sentir excesso de gases (flatulência), cólicas e inchaços. Além disso, constipação e diarreia são outras características da síndrome.
De acordo com a nutricionista Thaís Gondim, os relatos podem variar de pessoa para pessoa.
Yasmin Brunet: o tratamento da síndrome do intestino irritável
"Para diagnóstico, é importante que você procure um médico", destaca a profissional. "Ele, além do diagnóstico, prescreverá o tratamento medicamentoso".
Mas tão importante quanto o remédio, completa Gondim, é a mudança de hábitos alimentares, capaz de auxiliar na desinflamação e restauro da saúde intestinal. "Outro ponto muito importante seria algumas estratégias para reduzir o estresse", diz a nutricionista.
Yasmin Brunet: quais alimentos evitar para quem tem a síndrome do intestino irritável
A dieta desempenha um papel imprescindível na regulação intestinal, auxiliando na melhora dos sintomas. Logo, alimentos ricos em gorduras (frituras, fast-food, carnes gordurosas e alimentos industrializados ricos em gordura saturada) nem sempre são uma opção para todos os momentos; ao menos, não para os pacientes com síndrome do intestino irritável.
Confira algumas recomendações elencadas pela nutricionista:
- Lácteos: Reduzir e/ou evitar leite e seus derivados. A atitude pode aliviar muitas queixas, segundo Thaís.
- Cafeína: Bebidas cafeinadas tendem a irritar muito o intestino. Então, já anota: café, chás e bebidas com adição de cafeína podem não ter efeito positivo.
- Alimentos picantes e com muitos condimentos: "Podem desencadear queixas clássicas da SII", diz a nutricionista.
- Bebida alcóolica: A sua ingestão pode irritar a mucosa do intestino.
- Alimentos com adoçantes artificiais (xilitol, maltitol e sorbitos): Podem aumentar o desconforto e produzir mais gases.
É preciso destacar que a resposta para cada alimento varia de acordo com cada pessoa.