Whey Protein: O que é, para que serve, como tomar, benefícios e muito mais

A popular fonte de proteína tem ganhos que vão muito além do melhor desempenho físico, confira

Praticantes de musculação e esportistas, profissionais ou amadores, já ouviram falar na proteína de soro de leite, o Whey Protein. Mas, mesmo aqueles praticantes de atividade física regularmente, apresentam dúvidas sobre como fazer o uso adequado do suplemento proteico.

A nutricionista Luísa Rolim explica o que é o Whey Protein, como tomar, para que serve, os benefícios e muito mais; confira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Creatina: o que é, como tomar, para que serve, benefícios e mais; VEJA

O que é o Whey Protein?

O Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite. Composta por proteínas alfa-globulina e betaglobulina. É um suplemento de fácil ingestão e absorção.

O soro do leite é composto por água, lactose, proteína e minerais. Os componentes mais valiosos do soro são as proteínas, de onde vem o Whey Protein. Mas, como sua concentração é reduzida, algumas etapas de processamento são necessárias para que suas propriedades sejam aprimoradas.

O soro do leite é rico em aminoácidos essenciais para a síntese proteica e, por isso, acaba sendo muito utilizado como suplementação. Ele é mais rico nesses aminoácidos do que outras fontes de proteína, além de ter uma ótima digestibilidade.

Para que serve o Whey Protein?

As proteínas são essenciais para o funcionamento do corpo, independente do objetivo. O Whey Protein veio como uma alternativa prática e saborosa para aqueles que não conseguem atingir suas metas proteicas diárias com a alimentação ou para quem deseja opções mais variadas de refeições ao longo do dia.

A suplementação tem como objetivo complementar o que falta ao organismo humano. Caso haja a dificuldade de ingerir proteínas em lanches, por exemplo, o Whey Protein é uma ótima opção.

O Whey Protein tomado no pós-treino pode ajudar na recuperação dos músculos após a realização de exercícios intensos e na prevenção dessas dores na rotina de treinamento muscular.

Quando e como tomar o Whey Protein?

Assim como o frango, ovo, carne e peixe, o Whey Protein é uma fonte de proteína. A ingestão proteica deve ser fracionada ao longo do dia, e não apenas em um momento específico. O correto é incluir a proteína em todas as refeições ou, pelo menos, nas principais.

O Whey Protein pode ser adicionado na água, no leite, em vitaminas e em iogurtes. Pode também ser consumido com frutas e em receitas diversas. A forma de ingestão vai depender da necessidade e da criatividade de quem consome.

Quais os benefícios do Whey Protein?

  • Auxilia no emagrecimento
  • Auxilia no processo de hipertrofia
  • Estimula o ganho de massa muscular
  • Aumenta a saciedade
  • Rápida absorção e ótima digestão
  • Ajuda na recuperação muscular
  • Forma prática de ingerir proteína
  • Auxilia idosos a bater metas proteicas

Qual a diferença entre Whey Protein concentrado, isolado e hidrolisado?

O Whey Protein concentrado, comparado aos outros, possui maior teor de carboidratos e gorduras. Contém de 30% a 80% de proteína na sua composição e o melhor custo-benefício.

O Whey Protein isolado é a forma mais pura, já que passa por um processo de refinamento. Contém a maior quantidade de proteína, 90%, e aminoácidos essenciais. Não possui quantidades significativas de carboidratos e gorduras.

O Whey Protein hidrolisado tem a proteína praticamente “quebrada”, o que facilita e agiliza a absorção. É uma ótima opção para quem sente desconforto gástrico. Porém, tem um maior custo.

 

Quais os efeitos colaterais do Whey Protein?

O aumento do consumo de proteínas pode trazer efeitos indesejados para o organismo, sobretudo quando há excessos.

É preciso entender que os suplementos são liberados pelo corpo por meio da urina. Sendo assim, passam antes pelos rins, os órgãos podem sobrecarregar e a chance de desenvolvimento de cálculo renal aumenta em caso de excesso.

Intolerantes e alérgicos precisam ter cuidado. Em caso de intolerância ao leite, o uso do Whey Protein pode causar distensão abdominal, gases, estufamento, dor e diarreia. No caso dos alérgicos, as reações ao consumo do suplemento podem ser graves.

Vale lembrar que, independente da sua condição de saúde, o adequado é consultar um profissional de nutrição para fazer o uso correto do suplemento.

Quando o consumo de Whey Protein é indicado?

Quando existe dificuldade de atingir a meta proteica pela alimentação, o Whey Protein é uma ótima saída. O suplemento complementa a alimentação.

Também é recomendado para quem busca melhor performance física, como os atletas de alto desempenho.

É melhor tomar Whey Protein antes ou depois do treino?

Não existe regra, o importante é que o consumo do Whey Protein seja feito ao longo dia, mas sempre com acompanhamento de um profissional de nutrição.

Caso utilizado antes do treino, é indicado o intervalo de pelo menos 30 minutos da ingestão para o início da atividade física.

Whey Protein engorda?

Não, desde que seja consumido dentro de uma dieta equilibrada e adequada às necessidades individuais.

No entanto, o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso, já que as proteínas são estocadas no corpo em forma de gordura.

Whey Protein ajuda a emagrecer?

O Whey Protein pode ser um aliado no processo de emagrecimento, contando que esteja combinado com uma dieta saudável e equilibrada e um estilo de vida ativo.

As proteínas promovem a saciedade e isso pode fazer com que o indivíduo coma menos ao longo do dia. Além disso, o consumo de Whey Protein auxilia na preservação da massa muscular durante o emagrecimento, o que é importante para manter um metabolismo saudável e ajudar a manter a perda de peso a longo prazo.

5 sobremesas fit com whey protein; CONFIRA

Intolerantes à lactose podem fazer uso de Whey Protein?

Sim, desde que tenha um acompanhamento profissional para o uso adequado da proteína.

O Whey Protein isolado, por não possuir quantidades significativas de carboidratos e gorduras, é mais indicado para os intolerantes à lactose.

Qual o melhor Whey Protein?

Vai variar de caso para caso, o objetivo e condição de saúde são fatores essenciais na escolha do melhor produto. A orientação profissional é determinante para a indicação.

Faz mal tomar Whey Protein sem treinar?

Não. O Whey Protein não é de uso exclusivo para quem pratica atividade física, apesar de ser um grande aliado desse público.

Portanto, aqueles com déficit nutricional podem utilizar a proteína mesmo sem necessariamente fazer algum treino físico.

Tem problema fazer brigadeiro de Whey Protein?

Não. O aquecimento não altera a quantidade de proteína presente no Whey Protein. O que não é aconselhado é que essa exposição ao calor seja em temperaturas muito altas e de forma muito prolongada. Em receitas simples, o suplemento pode ser utilizado tranquilamente.

Receita de brigadeiro de Whey Protein

Ingredientes

- 1 e 1/2 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
- 6 colheres (sopa) de whey protein sabor chocolate ou baunilha
- 1 colher (sopa) de margarina light
- Adoçante culinário
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó solúvel sem açúcar
- Granulado de chocolate ou castanhas trituradas para envolver

Modo de preparo

- No liquidificador, bata a água com o leite em pó e o Whey Protein até ficar homogêneo;
- Derreta a margarina em fogo baixo e adicione à mistura batida;
- Mexendo sempre, acrescente, aos poucos, adoçante a gosto e o cacau em pó e cozinhe até soltar do fundo da panela (uns 5 minutos);
- Deixe esfriar e modele bolinhas com pequenas porções da massa;
- Envolva em granulado ou castanhas trituradas e acomode em forminhas apropriadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

whey protein melhor whey protein whey protein growth whey protein concentrado brigadeiro de whey protein whey protein isolado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar