Salmonella: consumo de melão está diretamente ligado ao surto nos EUA

Ao menos duas pessoas morreram e 99 foram infectadas pela doença no país. Entenda a doença e o que fazer para prevenir a salmonella

Autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmam associação do surto de salmonella com o consumo de melão. A epidemia causou ao menos duas mortes em Minnesota até a última sexta-feira, 24.

De acordo com autoridades locais, até a semana passada houveram 99 casos em 32 estados norte-americanos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Anvisa recebe alerta internacional sobre salmonela em Kinder Ovo; VEJA

O que é a salmonella?

A salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte, como no caso do surto nos EUA. É uma bactéria que possui duas espécies causadoras de doenças em humanos: Salmonella enterica e Salmonella bongori.

A bactéria, transmitida por alimentos, é responsável pela maior parte das doenças transmitidas por comida nos EUA. Conforme o Departamento de Agricultura do país, 1,35 milhão de pessoas são acometidas pela doença por ano.

Salmonella no melão

A salmonella é transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes, como pode ser o caso dos melões.

A contaminação ocorreu através do consumo de melões do tipo Caribe, também chamados de melões cantaloupe tipo Harper.

O que está sendo feito para conter o surto de salmonella?

Inúmeros produtores emitiram aviso de recolhimento para vários tipos de melões e derivados que foram distribuídos em todo o país, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Autoridades de saúde pediram para que consumidores e empresas joguem fora as frutas em recolhimento. Entre os produtos estão melões “Rudy” e “Malichita”, importados do México.

O CDC divulgou em seu site uma lista com todas as frutas que devem ser recolhidas.

Sintomas da salmonella e cuidados; confira

Os principais sintomas da doença são dor abdominal, vômitos e diarreia, que costumam surgir de 12 a 36 horas depois da ingestão de comidas contaminadas.

Alguns cuidados são importantes para evitar a salmonella:

  • Ter cuidado com o preparo de alimentos crus, como maionese;
  • Ter cuidado com a carne de frango, que deve ser consumida bem passada;
  • Manter bons hábitos de higiene, como limpeza das mãos e higienização de itens e superfícies que tiveram contato com o alimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

salmonella no melao surto de salmonella melao contaminado salmonella eua

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar