10 hábitos e exercícios que melhoram a saúde dos rins
Confira cuidados diários que ajudam a preservar estes órgãos tão importantes
Nem sempre é simples implementar mudanças no estilo de vida. Vários aspectos podem dificultar a transformação, como adaptar a rotina aos alimentos saudáveis e a busca por tempo e energia para se exercitar. No entanto, faça o que estiver ao seu alcance — até pequenas mudanças podem impactar positivamente a saúde dos seus órgãos. E a boa notícia é que esses passos simples também contribuem para o seu bem-estar renal. A seguir, veja 10 hábitos e exercícios que melhoram a saúde dos rins!
1. Não fume
Pessoas que fumam têm quatro vezes mais chances de desenvolver insuficiência renal em comparação com não fumantes. O ato de fumar eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial e provoca a formação de coágulos sanguíneos. Além disso, o tabagismo duplica a probabilidade de desenvolver câncer nos rins. Nessa perspectiva, parar de fumar ajuda a reduzir todos esses riscos, e os benefícios começam assim que você para de fumar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Não há diferença na forma de consumo de tabaco. Qualquer tipo de cigarro é considerado nocivo”, afirma o diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV- SP), Dr. Daniel Urban Raymundo. Inclusive, cigarro eletrônico e narguilé também são prejudiciais.
2. Diminua o consumo de sal
Apesar de o sal ser essencial para o nosso corpo, consumi-lo em excesso faz com que nossos rins tenham que reter mais água para eliminá-lo. Isso, por sua vez, pode causar o aumento da pressão arterial e, a longo prazo, possíveis danos aos rins.
“Também é fundamental usar pouco sal no preparo dos alimentos e evitar os que já são salgados. Nesse sentido, uma dica importante é apostar nos temperos naturais para dar sabor à comida: alho, cebola, salsinha, cebolinha, coentro, limão ou outros de sua preferência devem entrar na lista. Quanto mais temperos você usar, menos sal precisará”, afirma a Dra. Caroline Reigada, médica nefrologista, especialista em Medicina Interna e Nefrologia.
3. Hidrate-se
Uma das melhores ações que você pode fazer pelos rins é manter níveis adequados de hidratação. Quando o seu corpo se mantém hidratado, os rins não precisam trabalhar tão intensamente para filtrar toxinas e resíduos. Busque consumir em média 8 copos de água por dia.
A Coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, explica que “podemos hidratar o organismo de duas maneiras: a ingestão de líquidos é a forma mais eficaz e inclui, além da água, sucos naturais, água de coco e chás como camomila, erva-doce e cidreira. A segunda forma ocorre por meio da ingestão de alimentos que possuem água na composição. Entre as opções que proporcionam mais hidratação, estão frutas e legumes, como melancia, morango, pêssego, abobrinha, pepino e tomate”.
4. Não abuse do açúcar
Consumir uma grande quantidade de açúcar em sua dieta não danifica diretamente rins saudáveis. No entanto, o açúcar é rico em calorias, o que pode levar ao ganho de peso. Manter um peso saudável pode diminuir as chances de desenvolver condições que afetam os rins, como pressão arterial elevada e diabetes tipo 2.