Síndrome da pessoa rígida: entenda doença de Céline Dion
Semana passada, a irmã da cantora Céline Dion revelou que nenhum remédio tem funcionado no tratamento da doença. Entenda sobre a condição
12:36 | Ago. 07, 2023
A irmã da cantora Céline Dion, de 55 anos de idade, revelou em entrevista ao Le Journal de Montreal, que nenhum remédio tem funcionado para tratar a Síndrome da Pessoa Rígida. Claudette Dion disse ainda que Céline “está ouvindo os melhores pesquisadores no campo desta doença rara, tanto quanto possível.”
A cantora canadense relatou sua luta contra a doença em dezembro de 2022, em um vídeo publicado no Instagram, e encerrou sua turnê em maio deste ano por conta de seus problemas de saúde.
A Síndrome da Pessoa Rígida é uma doença neurológica autoimune rara, descrita pela primeira vez em 1956, pelos pesquisadores Moersch e Woltman.
A condição é caracterizada pela rigidez dos músculos do tronco e das extremidades. Também podem ocorrer episódios de espasmos dolorosos, prejudicando a musculatura da face, do pescoço, do tronco e dos membros.
Entenda a seguir sobre a Síndrome da Pessoa Rígida.
Síndrome da Pessoa Rígida: como a doença afeta Céline Dion
Gabriel Lopes, pesquisador da Universidade Internacional Logos, explica que a doença pode gerar graves consequências ao paciente, como dificultar o transporte de oxigênio até os pulmões, comprometendo a função do coração e provocando espasmos e engasgos durante a deglutição.
Além disso, os espasmos dolorosos no tronco e nas extremidades, prejudicam gravemente a mobilidade.
“Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades ao caminhar e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar como estou acostumada.”, relata Céline em um vídeo no Instagram.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença tende a surgir entre os 40 e os 60 anos de idade.
Síndrome da Pessoa Rígida: Quais são os sintomas?
Segundo o Manual MSD, o diagnóstico de síndrome da pessoa rígida é sugerido por sintomas como espasmos dolorosos, movimentos involuntários e rigidez muscular extrema.
Para diagnosticar a doença, são realizados exames como a eletromiografia - para avaliar a função muscular - e exames de sangue para detectar anticorpos que estão presentes em muitas pessoas com síndrome da pessoa rígida.
Síndrome da Pessoa Rígida: como é o tratamento de Céline Dion?
A Síndrome da Pessoa Rígida não tem cura, apenas tratamentos específicos para alívio dos sintomas, que é realizado com o acompanhamento de um neurologista.
No caso de Dion, sua irmã informou que a cantora e sua equipe de saúde ainda não encontraram nenhum remédio que funcione. “Mas ter esperança é importante", afirmou Claudete ao Le Journal de Montreal.