Entenda o que é a Síndrome do Pensamento Acelerado

Diagnóstico ganhou notoriedade após a funkeira Dani Russo falar do diagnostico em seu instagram

17:31 | Out. 18, 2022

Por: Gabriela Monteiro
Dani Russo comentou em suas redes sociais sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (foto: Reprodução/Instagram)

Após dias sem aparecer em suas redes sociais, a cantora e youtuber Dani Russo explicou que o motivo de seu sumiço foi uma crise ligada à Síndrome do Pensamento Acelerado, com a qual teria sido diagnosticada em 2021. Na época do diagnóstico, a funkeira estava em tratamento de ansiedade e depressão.

Segundo Dani, ela era hospitalizada a cada três meses com insônia, dor no estômago, vômitos e dificuldade para comer. A síndrome, porém, não é reconhecida pela ciência como doença, nem aparece na Classificação Internacional de Doenças. Segundo médicos, pode ser apenas a expressão de transtornos, como o de ansiedade generalizada e o bipolar.

A tal Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração identificada por Augusto Cury, na qual a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

De acordo com o Psicólogo João Aristides Tomaz Almeida, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a síndrome do pensamento acelerado é, na verdade, o que comumente conhecemos como ansiedade, mas o que ela enfatiza é a velocidade em que pensamentos “invadem” a nossa cabeça.

“O que Cury chama de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é apenas uma especificação do que tradicionalmente chamamos de ansiedade, focando na questão dos pensamentos. Em relação à terapêutica, nesse sentido, o tratamento adequado é o mesmo da ansiedade. Há casos que demandam psicoterapia, outros que demandam intervenção medicamentosa, e outros que demandam as duas intervenções combinadas”, diz o psicólogo.

“O que é importante ressaltar é que como cada quadro de ansiedade se mantém por motivos específicos, cada caso demanda uma investigação e intervenção apropriadas para cada caso. É preciso ter cuidado para em tempos de internet não nos apeguemos aos 'diagnósticos online'", diz ele.

"Se você sentir que a ansiedade está comprometendo sua qualidade de vida, busque a ajuda de um profissional qualificado. Há profissionais particulares e/ou com valor social, bem como dispositivos de atendimentos públicos. É importante que possamos entender a saúde mental como algo coletivo e que demande atenção adequada”, completa.