Minas Gerais tem segunda morte por monkeypox confirmada

Brasil soma quatro mortes pela doença

A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) confirmou, neste domingo, 9, a morte de uma pessoa por varíola dos macacos. Segundo comunicado, a vítima é um rapaz de 21 anos, com comorbidades, que estava internado desde 11 de setembroAtualmente, no município mineiro, há 4 casos confirmados (sendo um deles o paciente que foi a óbito e os demais que passaram pelo isolamento domiciliar), 1 em análise e 45 descartados.

A morte confirmada em Pouso Alegre é a segunda registrada em Minas Gerais e a quarta no País. Até o momento há outras duas mortes confirmadas no Rio de Janeiro.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Doença no Brasil

De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 7, até o momento, há 8.340 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil. Outros 4.586 estão em acompanhamento. O estado de São Paulo reúne o maior número de casos (3.843), seguido por Rio de Janeiro (1.120) e Minas Gerais (514). Com a morte informada neste domingo, o País já registra dois óbitos em Minhas Gerais e outros dois no Rio de Janeiro.

No Ceará, ao todo, 1.437 notificações de casos suspeitos foram feitas, dos quais 375 foram confirmados e 776 foram descartados após exame laboratorial negativo. Conforme apontam os dados do painel de monitoramento do IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), cerca de 25% dos casos notificados de monkeypox no Estado têm resultado positivo.

Fortaleza reúne 287 casos confirmados, o que representa 76,5% do total. Além da Capital cearense, outros 30 municípios já tem casos confirmados da doença. As cidades com maior incidência da varíola dos macacos estão localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): Maracanaú (11), Caucaia (11), Itaitinga (9) e Eusébio (6). Na região do Cariri, Juazeiro do Norte tem 5 casos confirmados e Crato possui 4.

Transmissão

Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, já está no Brasil o primeiro lote importado de vacinas contra a monkeypox. A remessa de 9,8 mil doses desembarcou na terça-feira passada, 4, no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 50 mil doses foram compradas pelo governo via fundo rotatório da Organização Pan-americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Saúde varíola dos macacos monkeypox Morte Minas Gerais Pouso Alegre (MG) Ministério da Saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar