Luísa Marilac retira próteses após risco de infecção; cirurgião alerta sobre silicone industrial

Ela corria o risco de sofrer uma infecção generalizada, caso não fosse atendida para a remoção da prótese

13:22 | Set. 13, 2022

Por: Levi Aguiar
Escritora e influenciadora travesti, Luísa Marilac (foto: Arquivo Pessoal)

A escritora e influenciadora travesti, Luísa Marilac, foi internada em estado grave após sofrer com complicações e inflamações nas próteses de silicone dos seios, na última quinta-feira, 8. Conforme informações divulgadas pelo médico que acompanha Luísa, ela corria o risco de sofrer uma infecção generalizada, caso não fosse atendida para a remoção da prótese.

Médico e o Hospital que prestaram serviços à Luísa alertaram que a situação da mulher trans ocorreu em decorrência dos implantes de silicone industrial, realizados em procedimentos anteriores.

Atualmente, a escritora se recupera no Hospital San Gennaro (SP), onde recebe cuidados de profissionais especialistas em procedimentos cirúrgicos e referência com pacientes transexuais. 

Ao O POVO, o Hospital informou que a paciente se encontra internada desde domingo, 11, para tratamento cirúrgico. Além disso, o estado de saúde dela é estável, e não há previsão de alta hospitalar.

O cirurgião Thiago Marra, que acompanha a travesti, falou sobre o quadro clínico da influenciadora e alertou que ela corria o risco de sofrer uma infecção generalizada, caso não fosse prontamente atendida para a remoção da prótese.

Luísa agora se recupera no hospital, onde continua recebendo cuidados médicos e tomando antibióticos.

A influenciadora teve uma extrusão da prótese de silicone pela pele, que ocorre quando há algum comprometimento na cicatrização ou no tecido que se interpõem entre a prótese e a pele.

“Tiramos rapidamente a prótese e lavamos a área. Ela ficou sem os seios, mas graças a Deus ela já está super bem, está se recuperando. As próteses que usamos obviamente são próteses de altíssima qualidade. Ela ainda está sob cuidados médicos, tomando antibiótico e usando dreno”, disse Thiago Marra.

Procedimentos anteriores

O Hospital San Gennaro emitiu uma nota explicando que a situação da mulher trans ocorreu também em decorrência dos implantes de silicone industrial, em serviços anteriores.

“Este procedimento não é recomendado para uso médico, traz diversas complicações e sequelas permanentes. As sociedades médicas e conselhos vigentes contraindicam a realização deste procedimento.”

Para retirar a injeção de silicone industrial e trocar por uma prótese de maior qualidade, Luísa procurou o cirurgião Marra.

"O silicone industrial contribui para a produção do seroma — complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica —, inflamatório e infeccioso", conta o médico.

Após o implante de novas próteses, o médico informou que o corpo de Luísa, após um período, reagiu mal aos implantes, em decorrência de tratamento anteriores (silicone industrial). 

"Quando pensamos que estava tudo resolvido, após quatro meses, a prótese acabou saindo devido a uma rejeição por causa do processo inflamatório relacionado ao silicone industrial”, disse Thiago.

Nas redes sociais, a influenciadora brinca após o processo de retirada das próteses: "Aqui quem fala com vocês é a despeitada."

Ela também enfatiza para o não uso de materiais como silicone industrial em cirurgias plásticas.

"Esse acontecimento abriu meu olho para muitas coisas. Existem muitas travestis que fazem plásticas com cirurgiões que não prestam a assistência devida. Meninas, procurem uma pessoa qualificada para fazerem esses procedimentos. Não acreditem em quem faz propagandas de silicones industriais. Quem faz esse tipo de propaganda deveria ser preso."