Chá de alho: para que serve, benefícios e como fazer; aprenda
O alho é rico em vitaminas, aminoácidos, adenosina e sais minerais. Nutricionista ensina como fazer o chá e explica para que serve. Veja 4 benefíciosO alho é utilizado tanto na culinária quanto para fins medicinais, por possuir um valor nutricional riquíssimo.
A planta é composta de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, enxofre, silício e iodo), zinco, selênio e alicina - substâncias essas que ajudam na manutenção da saúde.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No Brasil, devido aos seus diversos benefícios, a Allium sativum faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus), por ser considerada uma espécie vegetal com potencial de gerar produtos para a prevenção e tratamentos de doenças no Sistema Único de Saúde (SUS).
O POVO conversou com a nutricionista Bianca Martins, que explicou as propriedades nutricionais da planta e ensinou o preparo do seu chá.
Benefícios nutricionais do alho
O alho é usado na gastronomia para temperar e condimentar alimentos devido ao seu forte sabor e aroma. Tal ingrediente, no entanto, também é comumente utilizado no preparo de chás, devido às suas propriedades benéficas que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.
"Considerado um alimento funcional, o alho melhora o metabolismo e previne problemas de saúde", diz a nutricionista Bianca Martins.
"Seu principal composto, a alicina, é responsável pela maioria das propriedades farmacológicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam na proteção do coração, pois reduz o colesterol e triglicerídeos, melhoram a constipação e gripes, por ser rico em vitamina C, aumentam a potência do sistema imunológico", completa.
Ainda de acordo com a nutricionista, para aumentar seu poder de ação, o chá de alho pode ser misturado a outros ingredientes.
"Pode ser adicionado mel, gengibre, cúrcuma ou limão junto do chá, pois, tanto ajuda a reduzir o sabor forte da bebida como também potencializa a ação anti-inflamatória, antioxidante, e seus efeitos terapêuticos".
Confira os 4 principais benefícios do chá de alho
Auxilia na redução da pressão arterial
"Por funcionar como um vasodilatador, pode auxiliar na redução da pressão arterial em casos de pressão alta. Dessa forma, o chá de alho facilita o fluxo sanguíneo", afirma a nutricionista.
Protege a saúde do coração
"A alicina, composto presente, além do seu efeito protetor em relação a inflamações, também pode reduzir a aterosclerose. Ou seja, ajuda a proteger a saúde do coração, especialmente contra a hipertensão, prevenindo doenças cardiovasculares como o ataque cardíaco", pontua Bianca.
Fortalece o sistema imunológico
"Como disse, o alho tem um composto chamado alicina, e por conta desse composto, presente na planta, o uso do chá oferece uma maior proteção no organismo, aumentando as defesas do sistema imunológico."
"É rico em vitamina C, substância que auxilia na produção de glóbulos brancos. Por isso, ele pode auxiliar fortemente no sistema imunológico, funcionando como um "imunoestimulante natural", que é responsável por ajudar a combater diversos agentes que causam doenças, como bactérias e fungos", ressalta ela.
Combate a gripe
"O chá também é conhecido por seu eficaz combate à gripe e demais doenças respiratórias. A razão para isso é que o alho tem o poder de provocar estímulo das funções respiratórias devido às propriedades expectorantes e antissépticas, que facilitam a respiração, também combate a tosse, por ter propriedades essa função expectorante, a bebida ajuda a eliminar o muco em excesso".
"Além disso, as propriedades anti-inflamatórias presentes no chá de alho ajudam a reduzir a inflamação nos pulmões, uma das possíveis causas desse sintoma", finaliza a nutricionista Bianca Martins.
Chá de alho: efeitos colaterais e contra-indicações
Assim como tudo na vida, o excesso faz mal - e o chá não é exceção. Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em doses elevadas, podem causar danos ao organismo.
O alho, por sua vez, quando ingerido em excesso, pode causar reações gástricas por irritação da mucosa, assim como reduzir a capacidade de coagulação normal do sangue, e hipotensão arterial, em pessoas que não são hipertensas.
Apesar de apresentar benefícios a saúde, algumas pessoas devem evitar o seu consumo.
"O chá de alho não é indicado para pessoas com problemas relacionados a pressão baixa, uma vez que ele atua na redução da pressão arterial. Pessoas com distúrbios hemorrágicos ou que tenham passado por alguma cirurgia recente também devem evitar o uso do chá, pois a bebida pode aumentar os riscos de sangramento.", afirma Bianca Martins.
"O alho não é aconselhável a bebês e, por essa razão, não é indicado para mães que estão amamentando", completa a nutricionista.
Como fazer o chá de alho?
Ingredientes:
- 250 ml de água;
- 2 ou 3 dentes de alho.
Modo de preparo:
Ferva em média 250ml de água. Descasque e adicione 2 a 3 dentes de alho, amasse e coloque em uma xícara. Adicione a água quente e abafe com um pano. Deixe descansar cerca de 10 minutos, até ficar morno, sem adição de açúcares e adoçantes.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente