Chá de cravo: para que serve, benefícios e como fazer; aprenda

O cravo-da-índia é um analgésico e antisséptico natural. Nutricionista ensina como fazer o chá e explica para que serve. Veja 3 benefícios para saúde

21:55 | Jun. 20, 2022

Por: Kauanna Castelo
Chá de cravo-da-índia: nutricionista fala sobre seus benefícios, efeitos colaterais e ensina como fazer (foto: Reprodução/Pixabay)

O cravo-da-índia é uma especiaria com um alto valor nutricional utilizado tanto na culinária quanto para fins medicinais.

Além de rico em vitaminas A, C, E e K, ele também possui diversos minerais, como ferro, zinco, magnésio e cálcio, compostos que auxiliam na manutenção da saúde. 

O POVO conversou com a nutricionista Rikeciane Brandão, que explicou as propriedades nutricionais da planta e ensinou o preparo do seu chá.

Benefícios nutricionais do cravo-da-índia

O cravo-da-índia é comumente utilizado no preparo de bolos, pães, sobremesas e caldos. Além disso, devido à sua composição química, a especiaria também pode ser utilizada como ingrediente de alguns cosméticos como cremes e óleos essenciais. 

Seu sabor frutado e picante também são apreciados no preparo de bebidas, como o chá, devido às suas propriedades benéficas que auxiliam na saúde da mente e corpo. 

"Vários estudos documentam benefícios do cravo devido ao seu poder antioxidante e antimicrobiano, incluindo a prevenção do câncer e o combate à infecções. Além disso, possui compostos como o eugenol, que é um importante analgésico e antisséptico", pontua a nutricionista Rikeciane Brandão.

"Essas propriedades são benéficas para o alívio de inflamações (nas articulações, garganta, etc), febre, dores de cabeça, cólicas menstruais, dores de dente, mau-hálito, entre outros", completa. 

Ainda de acordo com a nutricionista, durante o preparo do chá de cravo-da-índia, outras especiarias podem ser acrescentadas.

"O chá pode ser feito em conjunto com outras especiarias, como a canela ou o gengibre, por exemplo. Não há estudos que mostram a potencialização ou redução da ação do cravo quando utilizado em conjunto com outras plantas e ervas", explica.

Confira os três principais benefícios do chá de cravo-da-índia

Propriedades analgésicas e antimicrobianas

"Proporciona o alívio de inflamações (nas articulações, garganta, etc), febre, dores de cabeça, cólicas menstruais, dores de dente, entre outros. Além do combate à infecções causadas por alguns tipos de bactérias, como a Escherichia Coli (E. Coli)", afirma a nutricionista. 

Propriedade antioxidante

"Responsável pelo combate aos radicais livres, trazendo benefícios na prevenção de doenças, como o câncer", Pontua Rikeciane.

Melhora o sistema gastrointestinal 

"É amplamente utilizado no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão e diarreia, diante dos benefícios ao sistema gastrointestinal", finaliza a nutricionista Rikeciane Brandão.  

Cravo-da-índia: efeitos colaterais e contra-indicações

Assim como tudo na vida, o excesso faz mal - e o chá não é exceção. Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em doses elevadas, podem causar danos ao organismo.

O cravo-da-índia, por sua vez, quando ingerido em excesso, pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis.

Apesar de apresentar benefícios a saúde, algumas pessoas devem evitar o seu consumo. "O público de gestantes deve evitar o uso do cravo na alimentação e medicamentos/fórmulas que possuam essa especiaria na composição, pois o mesmo pode causar contrações uterinas", afirma Rikeciane Brandão.

"Além disso, os efeitos na amamentação e por crianças menores de 6 anos são desconhecidos", completa a nutricionista.

Como fazer o chá de cravo-da-índia

Ingredientes:

  • 10g de cravo-da-índia;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque 10g de cravo-da-índia em uma panela com 1 litro de água e leve ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos. Em seguida deixe esfriar, coe e consuma.