Saiba o que é a Síndrome de Tourette e como ela afeta a vida do streamer Dilera
O streamer comentou que a maneira que arranjou para lidar com o distúrbio foi por meio da brincadeira
07:19 | Out. 02, 2020
Conhecido pelo humor em seus vídeos no canal do Youtube, o streamer Dilera esteve nessa quarta-feira, 30, no programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili, no SBT. No programa, o streamer explica sobre sua experiência com a Síndrome de Tourette, distúrbio caracterizado por “tiques” motores ou vocais. As informações são portal do SBT.
Durante a entrevista, o convidado contou como lidou com a Síndrome. “Uma maneira para eu poder lidar com isso é brincando. Por exemplo, se eu der um tique eu faço logo uma brincadeira para poder parecer normal. Desde criança eu comecei a levar dessa maneira”, relembra.
O streamer disse que seus relacionamentos também foram prejudicados. "Eu sempre tive problema com relacionamento, tanto conjugal ou de amizade. Com os tiques, as pessoas falavam 'não vou levar essa p%%ra para lugar de família não' e eu escutava tudo isso", lembrou Dilera.
Entre as histórias, o convidado recorda suas experiências enquanto criança. “Na igreja, eu ficava fazendo força na boca para não gritar e falar um palavrão. “Eu gritava oh glória a deus. Mas parecia que tinha um diabo de um lado e Deus do outro. Falava “Oh Deus perdão, tomar no c* diabo”. Eu com 15 anos não imaginava o que era isso tudo”, destaca.
Streamer Dilera conta como descobriu a Síndrome de Tourette https://t.co/IrtiQgdexO pic.twitter.com/2eurhHzCVT
— The Noite (@SBTTheNoite) October 1, 2020
Síndrome de Tourette
A Síndrome de Tourette se caracteriza por “tiques” motores ou vocais, os quais são difíceis de controlar, conforme informações do portal Dr. Drauzio Varella, na UOL. O distúrbio se manifesta ainda na infância, em que os movimentos motores são os primeiros a se destacar, como um piscar, franzir a testa ou balançar a cabeça de forma excessiva podem demonstrar sinais da síndrome.
No caso de Dilara, a Síndrome se manifesta por meio de xingamentos. O distúrbio acaba tendo efeitos negativos no âmbito social pelos tiques não serem compreendidos com a devida gravidade que a condição traz, mas, sim, como algo que pode ser facilmente parado, gerando, assim, sentimentos de fobia social e até mesmo ansiedade e irritabilidade.