Frotinha de Messejana entra em nova fase de reforma e atendimentos serão remanejados
A população que procurar atendimento durante reforma será atendida nas demais unidades da Rede SUS. Apenas a enfermaria funcionará normalmente
14:00 | Set. 18, 2020
A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza anuncia o começo da quarta fase de requalificação do setor de urgência e emergência do Hospital Distrital Edmilson Barros, o Frotinha de Messejana. A partir do dia 21 de setembro, a população que procurar atendimento para cirurgias e traumatologia será atendida nas demais unidades da Rede SUS. No local, será mantida a ala da enfermaria.
O hospital, que foi construído em março de 1978, aumentará de duas para três a quantidade de salas de cirurgia, ampliando em 50% a sua capacidade. Também serão ampliados os leitos de recuperação, de observação, de enfermaria, de UTI e de reanimação, além de uma nova Central de Material e Esterilização (CME).
Reestruturação da rede hospitalar
O programa de obras e intervenções na rede hospitalar municipal já entregou melhorias nos Frotinhas de Antônio Bezerra e nos Gonzaguinhas de Messejana e Barra do Ceará. O Hospital Nossa Senhora da Conceição também passou por reforma.
No Frotinha de Antônio Bezerra, houve reforma e ampliação das enfermarias, que passaram a ter 70 leitos, além de um novo bloco cirúrgico. No Frotinha de Messejana, anteriormente, foram feitas a substituição da subestação de energia, a climatização de dois postos de enfermagem e a criação de 11 novos leitos.
Na área obstétrica, que contempla os hospitais maternidades, foram revitalizados 18 leitos do Gonzaguinha de Messejana, além da reforma da coberta, revisão das instalações elétricas e reforma do centro cirúrgico do Gonzaguinha da Barra do Ceará. O Gonzaguinha do José Walter encontra-se também em reforma da coberta. O Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu seis novas salas de pré-parto, parto e pós parto, além de 12 novos leitos de observação e dez novos leitos de cuidados intermediários.