Especialista responde dúvidas mais frequentes sobre a aplicação de botox
Questões sobre o tratamento são esclarecidas, como aplicabilidade e duração
A toxina botulínica, conhecida popularmente por botox, é um procedimento estético que contribui, entre outros, na redução de marcas e linhas de expressão. Com as festas de final de ano chegando, a busca pela aparência ideal aumenta, assim como surgem dúvidas acerca do resultado, a duração do efeito e os cuidados que devem ser tomados após procedimento.
O cirurgião plástico e especialista em procedimentos faciais, Rafael Werneck, explica que o procedimento é “realizado de maneira pouco invasiva” e garante que a recuperação é “rápida”. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o tratamento, ele respondeu algumas questionamentos feitos pelo O POVO.
Confira
1. A aplicação durante o inverno garante resultados mais duradouros?
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineNão. Apesar de o inverno ser o melhor momento para realizar cirurgias faciais, devido uma maior facilidade durante a recuperação, a aplicação independe do clima, já que não faz necessidade de recuperação cirúrgica.
2. Quanto tempo o botox dura?
Até seis meses em pessoas que não fazem muita atividade física. Já entre pessoas que praticam bastante exercícios físicos, a durabilidade é menor porque a musculação estimula a reabsorção da substância do botox.
3. O procedimento deixa o rosto com a expressão congelada?
As marcas de expressão são amenizadas e não congeladas, o que proporciona um aspecto mais natural, suavizando as rugas do rosto, pescoço, cantos da boca, mandíbulas e outros locais, sem perder a aparência natural e a mímica facial da paciente.
4. A aplicação dói?
Durante a aplicação, provavelmente a paciente possa sentir a picada da agulha, que costuma ser leve. No entanto, depende da sensibilidade de cada pessoa e o nível de dor que irá sentir. É possível aplicar anestésicos locais ou outras técnicas antes do procedimento para o alívio local.
5. Após o procedimento, é preciso repouso?
A aplicação é feita geralmente em 20 minutos e a paciente deve evitar atividades fisicas pelo menos pelas próximas quatro horas. Também não é recomendado que ela deite, abaixe a cabeça ou faça massagens e esfoliações na face.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente