Bebês herdam inteligência da mãe, aponta estudo

As mães têm duas vezes mais cromossomo X

15:20 | Out. 02, 2017

NULL (foto: )

[FOTO1] 

Você sabe de quem o bebê herda a inteligência? Segundo estudos, as mães transmitem para os filhos a maior parte da carga genética relacionada à habilidades cognitivas.

De acordo com o pesquisador americano, Robert Lehrke, autor do livro Sex Linkage of Intelligence ("Ligação do Sexo na Inteligência", em tradução livre), grande parte da capacidade intelectual das crianças é gerada no cromossomo X, o que indica que as mulheres têm o dobro de probabilidade de repassar características ligadas à inteligência aos filhos.

Recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Ulm, na Alemanha, descobriu que os danos cerebrais estão ligados a esse mesmo cromossomo. As deficiências mentais e intelectuais são 30% mais comuns nos homens.

Um estudo feito pelo instituto de pesquisa Social and Public Health Sciences Unit, da Escócia, aponta a relação que há entre os genes da mãe e a inteligência. Foram entrevistados mais de 12.000 jovens entre 13 e 22 anos, analisando diferentes variáveis sobre os indivíduos, como a cor da pele ou o nível sociocultural e econômico.

O indicador comum do estudo avaliava a inteligência da pessoa pelo QI da mãe. Acredita-se que cerca de 50% da inteligência surge dos genes herdados. A inteligência é a capacidade que alguém tem para lógica, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.

Redação O POVO Online