Comer chocolate faz cérebro produzir "entorpecente" semelhante ao ópio
Os pesquisadores puderam constar que o sistema cerebral de recompensa por consumo excessivo costuma ser mais complexo do que se pensava

Segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, o desejo de comer chocolate está ligado à produção de uma substância semelhante ao ópio (entorpecente), fabricada no cérebro.
O estudo foi fundamentado a partir de experiências feitas com ratos de laboratório. Após receberem uma droga que ativa uma região do cérebro denominada "estriado" (responsável pelos movimentos e pelos hábitos), as cobaias passaram a consumir o dobro do chocolate oferecido.
Os pesquisadores puderam constar que o sistema cerebral de recompensa por consumo excessivo costuma ser mais complexo do que se pensava. Ao consumir o doce, a quantidade de encefalina no organismo dos ratos aumentou.Essa substância é uma droga natural semelhante à morfina.
Tenha acesso aos nossos colunistas,
grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.
A experiência foi fundamental para a compreensão da compulsão alimentar nos humanos. O novo desafio dos cientistas é descobrir o que acontece com o cérebro quando o indivíduo passa em frente ao seu restaurante preferido e sente fome repentina.
Redação O POVO Online