Regra dos 3 segundos para comida que caiu no chão pode ser válida
Alimentos com alto teor de sal e açúcar são menos propensos à absorção de bactérias, segundo os testes; confira se a regra de 3 segundos é mesmo válida
21:41 | Jan. 26, 2023
A famosa regrinha dos três segundos para a comida que caiu no chão tem fundamento, de acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Metropolitana de Manchester (MMU).
O ditado popular afirma que se um alimento que caiu no chão permanecer nele por apenas três segundos, ele ainda poderá ser ingerido.
Para confirmar a veracidade do ditado, cinco alimentos diferentes foram usados nos teste: pão com geleia, macarrão cozido, presunto, biscoito e frutas secas.
O critério para escolha desses alimentos deve-se pelo maior consumo e pelo diferente teor de água entre eles.
Este último é importante porque a água é fundamental na absorção bacteriana, quando o alimento não é colhido imediatamente do chão.
De pão caseiro a bolo de banana; CONFIRA as 10 receitas mais buscadas no Google durante a pandemia
Regra dos 3 segundos: como aconteceu o teste com a comida que caiu no chão?
O teste ocorreu nos seguintes procedimentos: todos os alimentos utilizados foram derrubados nos chão e apanhados em intervalos de três, cinco e 10 segundos.
O objetivo era analisar em que grau esses alimentos poderiam estar contaminados por bactérias seriamente prejudiciais.
A descoberta foi que alimentos com alto teor de sal e açúcar são menos propensos à absorção de bactérias, pois poucas conseguem sobreviver nesse meio.
Os biscoitos também podem ser considerados seguros, pois contém pouca água em sua composição.
Regra dos 3 segundos: qual a comida que não passou no teste?
Já outros alimentos testados como o macarrão cozido e as frutas secas, apresentaram indícios de bactérias após três segundos no chão.
A bactéria detectada foi a Klebsiella, que é responsável por doenças como pneumonia e infecções. As informações são da revista Info.