Qual a diferença entre nível técnico, médio e superior?
Você entende quando um concurso tem vagas para nível técnico, médio ou superior? Leia a matéria para saber tudo!Concurseiro é como é conhecido o indivíduo que se dedica a estudar para diferentes concursos públicos. Várias escolhas são essenciais para garantir a aprovação: tempo de estudos, mentorias, descanso… O que algumas pessoas não levam em consideração é o nível das vagas disponibilizadas em cada concurso, e é disso que falaremos hoje.
Técnico, médio ou superior. Essas são as opções mais comuns e se diferenciam em relação ao nível de educação exigido no edital de cada concurso. Mesmo tendo nível superior, uma pessoa pode se candidatar a uma vaga de nível médio, mas o contrário não se aplica.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Você pode até pensar que, tendo nível superior, seria mais fácil escolher os cargos de nível médio - já que estes exigem um nível menos puxado de conhecimento. No entanto, segundo Camila Montenegro, professora da Passo a Passo Cursos e servidora pública, essa escolha é errada, apesar de comum. “As pessoas não levam em consideração como as vagas de nível médio acabam ficando mais concorridas e, assim, mais difíceis de se alcançar”.
Entenda, a seguir, as diferenças entre os cargos de nível técnico, médio e superior.
Cargo de nível técnico:
Requer um diploma de ensino médio ou equivalente, além do certificado de curso técnico exigido para a área. Por exemplo: técnico em edificações.
Quanto às responsabilidades, geralmente estão relacionadas às tarefas técnicas de áreas como tecnologia da informação, saúde, manutenção industrial, entre outros.
É um cargo de habilidades específicas, portanto, as provas podem abordar questões voltadas para a função específica.
Cargo de nível médio:
Um diploma de ensino médio, ou equivalente, é exigido para o cargo.
Em um cargo de nível médio as responsabilidades são diversas, podendo ser desde uma função administrativa até mesmo algo que exija uma habilidade específica. Por isso a importância de consultar o edital.
Geralmente, esses cargos exigem trabalho em equipe e noções de informática, por exemplo. Nas provas, exigem conhecimentos gerais.
Cargo de nível superior:
Os cargos de nível superior exigem diplomas e certificados.
São os cargos com mais responsabilidade, envolvendo, por exemplo, estratégia, planejamento e gerenciamento de projetos.
Quem presta concurso para cargo de nível superior vai assumir a vaga de gerente, supervisor ou líder de equipe, por exemplo.
Nas provas, exigem conhecimentos específicos da área e a capacidade analítica também é testada.
Ficou mais fácil de entender agora? Lembre-se de ponderar qual cargo se encaixa melhor no seu perfil antes de fazer a inscrição em um concurso.
Falando nisso, temos uma dica pra você! A Passo a Passo Cursos está com uma promoção incrível de estudos para o concurso unificado TRE/TSE!
Camila Montenegro foi aprovada em 8 concursos nas primeiras colocações e criou sua própria escola para ajudar outras pessoas nessa jornada. Conheça a Passo a Passo! Para o concurso unificado, Camila preparou o combo TRE/TSE, que tem:
- Aulas de Técnicas de Estudo;
- Aulas de Atos Administrativos;
- Cronograma para Nível Técnico;
- Cronograma para Nível Superior;
- Simulado Comentado;
- Acesso ao Caderno do Q-Concursos da Prof Camila com mais de 57 mil questões.
BÔNUS
Lista com os melhores professores e materiais do país por onde você pode estudar;
E-book "Sacadas de uma Concurseira" SUPER BÔNUS AULA DESTRINCHANDO O EDITAL, onde ela fala tudo sobre o edital do concurso, dicas sobre a banca, sobre o histórico do que mais cai na prova e muito mais.
Não perca essa chance, adquira o seu e estude com a melhor!