Eleições EUA: como é feita e quando termina a apuração dos votos?

Entenda o funcionamento da apuração na eleição presidencial dos Estados Unidos e quando esperar a definição do resultado

21:24 | Nov. 04, 2024

Por: Penélope Menezes
Eleições EUA: veja como a contagem é feita e quando resultado pode ser divulgado (foto: Clay Banks / Unsplash)

A eleição presidencial dos Estados Unidos acontece nesta terça-feira, 5, mas a divulgação do resultado dependerá do quão acirrada a dinâmica entre os dois candidatos, Kamala Harris e Donald Trump, será entre os eleitores.

Parte dos norte-americanos já registraram a sua escolha por meio das votações antecipadas, incluindo envio pelo correio. Por outro lado, o processo de contagem varia de acordo com a legislação de cada estado.

Além disso, o vencedor não é necessariamente o candidato que recebeu o maior número de votos na corrida presidencial, mas aquele que obtiver 270 votos ou mais no Colégio Eleitoral.

Entenda como é feita a apuração das eleições nos Estados Unidos.

Eleições EUA: por que não tem segundo turno? ENTENDA sistema

Eleições EUA: como é feita a apuração?

Cada estado norte-americano possui regras próprias sobre como e quando a contagem deve ser feita.

A lei estadual da Pensilvânia, por exemplo, atualmente não permite que os condados comecem a abrir as cédulas enviadas pelo correio antes das 7h do dia da eleição.

No portal oficial do governo da Pensilvânia, a indicação é de que os funcionários eleitorais do condado não podem nem mesmo remover as cédulas dos envelopes e prepará-las para serem escaneadas até a chegada do prazo estipulado.

Kamala x Trump: o que dizem as últimas pesquisas nos Estados Unidos | SAIBA MAIS

De acordo com o Código Eleitoral do estado, os condados não podem nem começar a registrar e publicar os resultados das cédulas de votação pelo correio antes do fechamento das urnas, às 20h do dia da eleição.

Já o portal do gabinete da Secretária de Estado da Califórnia descreve que os primeiros resultados da eleição são geralmente cédulas recebidas antes do Dia da Eleição, ou seja, votos enviados pelo correio e cédulas de votação antecipada.

“Os oficiais eleitorais do condado podem começar a abrir e processar envelopes de cédulas de votação pelo correio até 29 dias antes do Dia da Eleição, mas esses resultados não podem ser acessados ou compartilhados com o público até que todas as urnas fechem”, explica o portal.

Eleições EUA: quando termina a apuração?

O anúncio oficial do vencedor das eleições presidenciais pode não ser definido no mesmo dia da votação.

Em 2020, quando Joe Biden foi declarado vencedor, o anúncio da agência de notícias Associated Press levou quatro dias após o fechamento das urnas. Já em 2016, durante a vitória de Trump e a derrota de Hillary Clinton, o resultado demorou apenas algumas horas.

Eleições EUA: o que é Colégio Eleitoral?

O Colégio Eleitoral é um processo formado por delegados, que representam os seus estados. Cada estado recebe tantos eleitores (delegados) quantos são os membros do Congresso (Câmara e Senado).

Confira como funciona o processo eleitoral, de acordo com o Usa.gov:

  • Depois de votar para presidente, o voto vai para uma contagem estadual. Em 48 estados e Washington, D.C. (capital dos EUA), o vencedor obtém todos os votos eleitorais para aquele estado. Maine e Nebraska atribuem seus eleitores usando um sistema proporcional.
  • Um candidato precisa do voto de pelo menos 270 delegados — mais da metade de todos os delegados — para vencer a eleição presidencial.
  • Na maioria dos casos, um vencedor é projetado na noite da eleição em novembro, depois do fechamento das urnas. Mas a votação real do Colégio Eleitoral acontece em meados de dezembro, quando os eleitores se reúnem em seus estados.

Trump x Kamala: O impacto da eleição dos EUA na economia cearense | VEJA