Gabriella Aguiar é segunda vice-prefeita eleita na história de Fortaleza

Isabel Lopes foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita em Fortaleza; nenhuma mulher disputou para prefeita nas eleições 2024 em Fortaleza

Vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD) é a segunda mulher que ocupa o cargo de vice na Prefeitura de Fortaleza após o resultado do 2° turno das eleições municipais no último domingo, 27. Isabel Lopes foi a pioneira, no terceiro mandato do ex-prefeito Juraci Magalhães.

Evandro Leitão (PT), prefeito eleito para a gestão municipal 2025-2028, tem o desejo de que a vice-prefeita participe da transição da atual gestão para o seu governo. Sua vice, Gabriella Aguiar é cotada pelo petista para assumir também secretaria na Prefeitura.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Gabriella é médica geriatra e professora. Ela disputou cargo eletivo pela primeira vez em 2022, quando foi eleita deputada estadual após receber mais de 83 mil votos. Só em Tauá, berço político da sua família, foram 15.149 votos.

A recém-eleita vice-prefeita de Fortaleza é filha de uma família tradicional na política. Sua mãe, Patrícia Aguiar (PSD), é a prefeita reeleita de Tauá. Seu pai é o ex-vice-governador Domingos Filho (PSD).

Na disputa pelo Paço Municipal deste ano, nenhuma mulher concorreu ao cargo de chefe do Executivo municipal entre as nove candidaturas ao pleito de 2024.

Pioneira: Isabel Lopes no mandato de Juraci Magalhães

Isabel Lopes, então no PMDB, foi a primeira mulher a ser vice-prefeita em Fortaleza. Ela ocupou o cargo após as eleições municipais de 2000, quando Juraci Magalhães, na época no PMDB, conquistou a reeleição na Capital e foi eleito para o seu terceiro mandato. 

Juraci, o prefeito mais longevo de Fortaleza, governou a capital cearense pela primeira vez entre 1990 e 1992, quando saiu de vice e assumiu a Prefeitura para que Ciro Gomes disputasse o governo do Ceará. Voltou em 1996 para o segundo mandato e nos anos 2000 foi reeleito.

No terceiro mandato de Juraci Magalhães, Isabel Lopes e o então prefeito enfrentaram desavenças, o que culminou no rompimento da relação. A vice rompeu com o chefe do Executivo justificando falta de compromisso da gestão com a educação. Na época, ela era também secretária da Educação. Isabel Lopes desligou-se da pasta e do PMDB, se filiando ao PT, partido que poucos anos depois, em 2004, viria a vencer a disputa pelo Palácio do Bispo, com a eleição da hoje deputada federal Luizianne Lins (PT). 

Qual o papel de um vice na gestão municipal?

Além de auxiliar o prefeito na administração do município, o vice tem o dever de substituir o prefeito em suas ausências temporárias ou definitivas. O vice pode acumular cargos na gestão, de acordo com a flexibilidade da lei, e tem a possibilidade de ocupar cargos em secretarias das prefeituras, conforme nomeação do prefeito.

Caso o prefeito não possa finalizar o seu mandato, o vice assume e, com isso, garante estabilidade no processo administrativo da cidade, podendo dar continuidade a projetos e evitando paralisações de serviços.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Evandro Leitão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar