Em Ipaporanga, onde todos os eleitos são do PT, prefeito diz não precisar de oposição

Amaro Pereira, o vice e todos os vereadores do município são do mesmo partido; prefeito explica como conseguiu esse feito

11:25 | Out. 31, 2024

Por: Marcelo Bloc
Amaro Pereira foi reeleito com mais de 91% dos votos (foto: Reprodução/YouTube O POVO)

A pequena cidade de Ipaporanga/CE, situada a 356,29 km de Fortaleza, ganhou destaque nacional após ter reelegido o prefeito Amaro Pereira (PT), que tem outro petista (Cleoto Bezerra) como vice, além de os nove vereadores que comporão a Câmara Municipal na próxima legislatura também serem todos do Partido dos Trabalhadores.

Em entrevista ao programa O POVO News 1º edição nesta quinta-feira, 31, o petista comentou a hegemonia no Parlamento e disse que a oposição não é necessária na cidade. "Não é preciso ter oposição, é preciso ter quem tenha um olhar diferenciado. Eu, enquanto gestor, já me cobro e faço autocrítica para mandar qualquer projeto para a Câmara e também, antes de mandar qualquer projeto, eu escuto a população", explicou. 

Amaro foi reeleito com 91,96% dos votos válidos, maior percentual obtido no Ceará em municípios onde houve mais de um candidato. Em 2020, Amaro venceu a eleição com 58% dos votos válidos.

LEIA MAIS: Município cearense elege prefeito, vice e todos os vereadores do PT

Diálogo é o caminho

Segundo o petista, o diálogo com a população é o caminho para que as coisas funcionem bem na cidade. "Fomos conversar com o nosso povo, entender as necessidades. O corpo-a-corpo mesmo, dialogando, mantendo compromisso com a nossa população e mantendo um diálogo entre o Executivo e o Legislativo. Acredito que a forma com que nós tratamos as pessoas, de escutá-las e dar a vez das pessoas falarem, buscar solucioná-los, dizer que estávamos ali para resolver os problemas, isso foi ganhando a confiança do povo. Foi realmente uma votação expressiva e fico muito feliz com o reconhecimento do nosso trabalho, que é feito por muitas mãos", disse Amaro. 

Ele relembra que o trabalho na cidade começou ainda nos oito anos de gestão do ex-prefeito Toinho, de quem foi secretário de Finanças, antes de ser indicado a disputar a prefeitura, em 2020. No cargo, com apoio da Câmara, Amaro afirma que a cidade conseguiu avançar em diversas áreas.

"Tivemos muitos avanços em infraestrutura, melhoramos a saúde, a educação, a assistência social. A gente tem esse jeito de escutar as pessoas, dialogar, uma política pública nova, jovem, que tem dado muito resultado. Eu vejo a nossa cidade, pacata, mas que vem crescendo muito. Vejo o entusiasmo do nosso povo, a economia crescendo, e o Amaro quer representar isso para o povo da Ipaporanga", disse.

Sem oposição

Assim como já ocorre nos últimos anos, Amaro Pereira não terá dificuldade para tratar com a Câmara Municipal, visto que todos os vereadores são de seu partido, incluindo ainda o único suplente, já que a oposição não conseguir atingir o quociente eleitoral partidário.

Para o prefeito, uma oposição só é importante quando ela tem críticas construtivas e quando ela realmente está pelo povo.

"Não é preciso ter oposição, é preciso ter quem tenha um olhar diferenciado. Eu, enquanto gestor, já me cobro e faço autocrítica para mandar qualquer projeto para a Câmara e também, antes de mandar qualquer projeto, eu escuto a população. Eu visitei casa por casa escutando os problemas, mesmo sabendo que eu tinha uma eleição favorável, mas eu fiz questão, porque isso mostrou o respeito que eu tenho pela população", avaliou.

Para ele, a união entre Executivo e Legislativo foram importantes para os avanços recentes conquistados no município.

"A gente já tinha uma Câmara 100% hegemônica e, nesses anos, criou-se mais projetos, criou-se mais oportunidades, e tivemos mais responsabilidade em fazer algo de bom à população. Eu tenho certeza que esse resultado (nas urnas) já foi construído em cima desse trabalho", observou.

Renovação na política

Reeleito com apenas 34 anos, Amaro diz ver sinais que a política está em processo de renovação. Não basta, porém, ser jovem, explica o gestor.

"A gente vê que a política vem dando uma renovada. Eu sempre, quando criança, escutava que os jovens mudariam a política. E eu sempre acreditei. Na realidade, não basta só ser jovem, tem que ser um jovem equilibrado, preparado e que tenha realmente compromisso com a população. É a questão de ter uma mentalidade jovem para se fazer políticas públicas", argumentou.

Apoio a Evandro

Após a eleição em Ipaporanga, Amaro foi um dos prefeitos do Interior que vieram para Fortaleza, no intuito de ajudar na campanha. "A gente fica muito feliz em ter ajudado Evandro. Ele disputava com um adversário jovem, mas Evandro (Leitão) era o único candidato com mente jovial, com maturidade, compromisso e propostas para Fortaleza", afirmou.

Para ele, a eleição na Capital é de grande importância para o Interior. "Nós, do Interior, precisamos muito da nossa Capital. E daí vem a força e a vontade de ajudar, pois era o projeto que nós acreditávamos, com nosso ministro Camilo, nosso governador Elmano, sempre tivemos parcerias fortes com a nossa Ipaporanga. Evandro sempre foi um deputado muito atuante, amigo e colaborativo", concluiu.