Inspetor Alberto: Célio Studart cria abaixo-assinado para cassar mandato do vereador
Parlamentares protocolam pedidos de cassação junto à Câmara Municipal entre segunda, 28 de outubro, e terça, 29O deputado federal cearense Célio Studart (PSD) compartilhou um abaixo-assinado pela cassação do mandato do vereador reeleito, Inspetor Alberto (PL), nessa terça-feira, 29. A ação ocorre após repercussão de vídeo, desde o último domingo, 27, em que o parlamentar do PL aparece arrastando um porco pelas orelhas e o imobilizando com o joelho no pescoço.
O registro em vídeo do vereador fez alusão ao agora prefeito eleito, Evandro Leitão (PT), no 2° turno das eleições municipais. Na gravação, que circula nas redes sociais, Inspetor Alberto profere frases ao então candidato: “Desgraçado, você vai para a panela no dia 27”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O documento em questão apresenta três propostas: cassação do mandato do vereador Inspetor Alberto junto à Câmara Municipal; pedido de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ao Ministério Público Eleitoral para impedir diplomação do vereador; e aprovação do projeto de lei N° 3869/2024, para impedir a posse em cargos públicos de pessoas condenadas por maus-tratos a animais.
Leia mais
“As imagens amplamente divulgadas e a repercussão nacional apontam para uma conduta incompatível com a ética e com o respeito que a sociedade espera de seus representantes”, consta no texto como justificativa para a solicitação da medida.
Na segunda-feira, 28, o deputado federal do PSD realizou pedido de cassação. Outras medidas ocorreram, como a instauração de inquérito pela Polícia Civil (PCCE) para averiguar possíveis maus-tratos ao animal que aparece em cena.
Nessa terça-feira, 29, pedidos de cassação contra o Inspetor Alberto também foram protocolados na Câmara Municipal encabeçados pelos vereadores Gabriel Biologia (Psol), Adriana Almeida (PT) e Adriana Gerônimo (Psol). Também nessa terça-feira, pela manhã, o parlamentar realizou depoimento na Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DPMA), no bairro Aeroporto, devido ao vídeo. No local, uma ativista grava sua chegada e o confronta: “Fala alguma coisa, ficou mudo agora? Estava tão valentão”.