Inspetor Alberto é multado por maus-tratos a animais após vídeo com porco
Após vídeo divulgado em que aparece pegando um porco pelas orelhas, Semace constatou que houve infração ambientalA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da diretoria de fiscalização, multou o vereador reeleito de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) por maus-tratos a animais. Após repercussão do vídeo em que aparece pegando um porco pelas orelhas e proferindo palavras de ameaças, fazendo alusão à candidatura do então candidato Evandro Leitão (PT), o vereador deverá pagar R$3 mil.
Por meio de nota na tarde desta terça-feira, 29, a Semace divulgou que o vídeo foi analisado e a pasta constatou a "infração ambiental administrativa" e expor ao" perigo e saúde física ou psíquica e ao bem-estar do animal", por dolo ou culpa, previsto na Lei Estadual nº 17.729/2021.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, informa que a investigação seguirá por meio da Polícia Civil e no Ministério Público do Ceará (MPCE), por configurar também crime ambiental. O vereador prestou esclarecimentos na manhã desta segunda-feira, 29, na Delegacia Especializada do Meio-Ambiente (DPMA).
Leia mais
O vereador Gabriel Biologia (PSOL) divulgou também que está sendo protocolado um pedido de cassação do mandato do Inspetor Alberto. Ao lado das vereadoras Adriana Almeida (PT) e Adriana Geronimo (Psol), ele argumenta que a atitude é "incompatível com a atividade parlamentar". Além desses vereadores, outros sete deputados estaduais assinaram a representação.
No vídeo em questão, o Inspetor Alberto arrasta com força um porco pelas orelhas, que grune com ação. O vereador prende o animal entre as pernas e profere frases em alusão ao então candidato à Prefeitura, Evandro Leitão: “Desgraçado, você vai para a panela dia 27”. Em dado momento, o animal é imobilizado com um dos joelhos do Inspetor na região do pescoço.