Eleito vereador, Apollo Vicz assume como deputado estadual; confira mudanças na Assembleia

Eleição de Gabriella Aguiar como vice-prefeita de Fortaleza abriu caminho para parlamentar assumir vaga na Alece

15:22 | Out. 29, 2024

Por: Marcelo Bloc
Apollo Vicz era suplente de deputado estadual e garantiu vaga na Câmara Municipal de Fortaleza (foto: Marcelo Bloc/O POVO)

A vitória de Evandro Leitão (PT) nas eleições em Fortaleza, tendo como vice a também deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), provocou mudanças na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Na primeira delas, o recém-eleito vereador de Fortaleza, Apollo Vicz (PSD) assumiu vaga como deputado estadual na manhã desta terça-feira, 29, em sessão plenária. Ele era segundo suplente da filado PSD, mas Gabriella Aguiar está de licença e irá deixar o cargo para ser vice-prefeita. Simão Pedro (PSD), primeiro suplente da sigla, foi eleito prefeito de Orós, distante 342km de Fortaleza. Assim, a vaga fica com Apollo, que, aos 30 anos, terá seu primeiro cargo eletivo.

Caso realmente renuncie ao cargo de vereador para assumir ficar na Assembleia, a dança das cadeiras fará com que Tony Brito seja empossado vereador pelo PSD.

Foco na causa animal

Em sua chegada à Alece, Apollo confirmou que a causa animal o fez chegar e será o foco total em seu mandato. "Eu entrei aqui unicamente e exclusivamente pelos animais, devido à minha realidade. Eu cresci dentro de um abrigo, respirando ali as tristezas e a falta de comprometimento do poder público, a omissão que os animais vivem", afirmou.

E seguiu: "Foi uma necessidade estar aqui, foi consequência do meu trabalho. Eu nunca imaginei estar aqui, porque era uma realidade muito distante para a proteção animal ter um protetor, de fato, que vive isso, que está resgatando e conhece a realidade dos animais de rua e os abrigos que estão superlotados na cidade de Fortaleza".

O novo parlamentar comemorou a vitória de Evandro Leitão, lembrando que o petista foi o primeiro candidato a sentar com pessoas ligadas à proteção animal da cidade, inclusive protetores independentes e fundadores de abrigos.

"Se hoje muitas pessoas conseguem levantar essa bandeira, como pauta política para se eleger e para trabalhar por isso, é porque há esses protetores fazendo o grosso. E o Evandro sentou com essas pessoas, me ouviu, comprometeu-se não só com as propostas que já tinha no plano de governo, mas principalmente com novas políticas públicas eficazes com a causa animal", finalizou Apollo, que obteve 12.772 votos para vereador em Fortaleza.

A vaga de Evandro

Outra mudança que deverá ocorrer brevemente será a saída do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, que também é presidente da Assembleia Legislativa. Assim, quando houver a renúncia de Leitão para assumir a Prefeitura de Fortaleza, a vaga de suplente vai para a legenda pedetista, com Bruno Pedrosa (PDT) sendo efetivado. Lembrando que, quando eleito, Leitão era do PDT.

A presidência ficará temporariamente com Fenando Santana (PT), 1º vice-presidente. Uma nova eleição da Mesa Diretora será feita em fevereiro.