Mayra Pinheiro e Dayany Bittencourt repudiam "atos de crueldade" após vídeo de Inspetor Alberto
Vereador gravou vídeo no qual maltrata um porco. As duas deputadas federais apoiaram André Fernandes no 2º turno da disputa em Fortaleza. Dra. Mayra é segunda suplente e está exercendo o mandato em decorrência de licença do parlamentarA deputada federal em exercício Dr. Mayra Pinheiro (PL) lançou nota de repúdio ao que classificou como "atos de crueldade animal" na campanha eleitoral, após vídeo do vereador Inspetor Alberto (PL) maltratando um porco, ser divulgado nas redes sociais. A também deputada Dayany Bittencourt foi outra a se manifestar contra a atitude do parlamentar.
Mayra não citou o nome do vereador na nota, mas destacou que é "inaceitável e intolerável que seres inocentes e vulneráveis sofram nas mãos de indivíduos desprovidos de compaixão e empatia".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Todas as formas de crueldade contra animais são absolutamente repugnantes e demandam uma resposta enérgica por parte das autoridades competentes. Reiteramos que tais atos não apenas ferem os animais, mas também afrontam os princípios éticos e morais da sociedade", completou a deputada nesta segunda-feira, 28.
Leia mais
No vídeo, Inspetor Alberto aparece puxando as orelhas de um porco e pressionando o joelho contra o pescoço do animal, fazendo referência ao agora prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). O vereador é aliado de André Fernandes (PL), que disputava a gestão da Capital.
Dra. Mayra Pinheiro é segunda suplente do mandato de deputado federal de André Fernandes e está em exercício após pedido de licença do parlamentar para focar na campanha à Prefeitura de Fortaleza.
Outra apoiadora de André Fernandes a repudiar o caso é a deputada federal Dayanny Bittencourt (União Brasil). Ela também informou que solicitou a investigação do caso na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
"Ver um vídeo onde um porquinho é puxado pelas orelhas, gritando de dor, é revoltante. Isso não é só maus-tratos, é tortura! Não importa o lado político, crueldade contra os animais é crime, não há como tolerar esse tipo de comportamento! Solicitei à Câmara Municipal de Fortaleza que investigue o caso e, se necessário, aplique as sanções cabíveis ao vereador. Respeito e compaixão devem ser para todos os seres vivos!", reforçou.
Confira a nota completa de Dra. Mayra
"Venho a público repudiar os atos de crueldade e violência perpetrados contra animais durante a campanha eleitoral.
E inaceitável e intolerável que seres inocentes e vulneráveis sofram nas mãos de indivíduos desprovidos de compaixão e empatia.
Todas as formas de crueldade contra animais são absolutamente repugnantes e demandam uma resposta enérgica por parte das autoridades competentes.
Reiteramos que tais atos não apenas ferem os animais, mas também afrontam os princípios éticos e morais da sociedade.
Além disso, é importante ressaltar que a prática de maus-tratos contra animais é expressamente proibida pela Lei Federal n°9.605/98 atualizada para a Lei n° 1 4.064/20, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, incluindo os animais.
Mayra Pinheiro
Dep. Federal do PL Ceará".