Cid avalia que Ciro concordou com guinada de RC à direita e projeta saída de pedetistas

A guinada de entes do PDT à direita remete a um racha interno no partido que movimentou as fileiras trabalhistas nos últimos meses

O senador e ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), sinalizou acreditar que o irmão e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) estaria concordando com o movimento à direita de aliados do PDT que apoiaram a candidatura do bolsonarista André Fernandes (PL) a prefeito de Fortaleza. O principal deles, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) chegou a participar da campanha de Fernandes no 2° turno.

Em entrevista à Folha, Cid projetou que parte dos pedetistas que apoiaram André deve sair do partido. "Eu acho que essa turma acaba saindo do PDT", disse o senador, acrescentando: "Eu acho que esse passo que o Roberto (Cláudio) deu rumo à direita é um passo que não tem volta, né? Eu acho que ele vai buscar aí um desses partidos do centrão para se filiar e comandar", projetou.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

E seguiu: "Acho que o Ciro está numa vibe de cada vez mais ficar em bastidor. É o que eu imagino. Vai ficar orientando essas pessoas. Ele tem o Roberto Cláudio como um pupilo. E pelo visto está concordando com esse movimento à direita", concluiu.

A guinada de nomes do PDT à direita remete a um racha interno no partido que movimentou as fileiras trabalhistas nos últimos meses. O racha tem origem ainda no rompimento com o PT em âmbito estadual. Após reviravoltas, aliados de Cid, que queria manter a aliança com o PT, iniciaram um processo de mudança de sigla, murchando o tamanho do PDT em prefeituras por todo o Estado.

Na Capital, oficialmente, o PDT declarou neutralidade. Além de RC, outros pedetistas de abrangência municipal e estadual embarcaram na campanha de Fernandes, como deputados estaduais Antônio Henrique, Queiroz Filho e Claudio Pinho e vereadores da Capital.

Já nomes ligados ao PDT Nacional, como o presidente interino, deputado federal cearense André Figueiredo, participou da campanha de Evandro Leitão (PT), que terminou vencendo a eleição.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PT Evandro Leitão Ciro Gomes Cid Gomes PDT André Fernandes PL Roberto Cláudio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar