Ex-ministros de Bolsonaro saem derrotados da disputa por prefeituras
Além dos dois candidatos, Alexandre Ramagem (PL), que atuou como diretor-geral da Abin na gestão do ex-presidente, perdeu no primeiro turno no Rio de Janeiro
17:05 | Out. 28, 2024
Os dois ex-ministros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perderam a disputa em duas capitais do Nordeste nestas eleições. Marcelo Queiroga (PL) saiu derrotado em João Pessoa, na Paraíba, e Gilson Machado (PL) perdeu em Recife, Pernambuco.
Ex-ministro da Saúde, Queiroga foi para o segundo turno na capital paraibana contra o atual prefeito Cícero Lucena (PP). Essa foi a primeira vez em 24 anos que um gestor do município não conseguia a reeleição no primeiro turno. Apesar disso, Lucena teve 63,91% dos votos e garantiu mais quatro anos no comando de João Pessoa.
Já Machado, ex-ministro do Turismo, perdeu ainda no primeiro turno contra o atual prefeito João Campos (PSB). Campos foi eleito com 78,11% e Machado ficou na segunda colocação, com 11,90%.
Além dos dois ministros, Alexandre Ramagem (PL), que atuou como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro, perdeu no primeiro turno no Rio de Janeiro. Eduardo Paes foi reeleito com 60,47% dos votos, enquanto Ramagem teve 30,81%.
Mesmo com o desempenho dos ex-ministros, o PL de Bolsonaro saiu vitorioso em quatro capitais brasileiras. Ainda no primeiro turno, JHC, em Maceió, e Tião Bocalom, no Rio Branco, conseguiram a reeleição.
Neste domingo, 27, mais dois municípios elegeram prefeitos da sigla: Abílio em Cuiabá, onde o confronto era contra um candidato do PT, e Emília Corrêa em Aracaju.