Quem está no segundo turno no Ceará? Veja Fortaleza e Caucaia

Conheça os candidatos que disputam o segundo turno no Ceará, o que inclui a capital cearense, Fortaleza, e o município de Caucaia

Duas cidades cearenses têm disputas no segundo turno das eleições 2024, neste domingo, 27. A capital Fortaleza e Caucaia, cidade vizinha.

Fortaleza tem na disputa as candidaturas de André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

André Fernandes de Moura, do PL, tem 26 anos e disputa o segundo turno das eleições em Fortaleza neste domingo, 27.

É formado em Ciência Política e Relações Internacionais, com pós-graduação em Direito Constitucional e Gestão Pública. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputado federal e foi eleito.

No primeiro turno, em 6 de outubro, André foi o candidato mais votado, garantindo lugar no segundo turno. Ele obteve 562.305 votos, o que representou 40,2% dos votos da capital cearense.

Evandro Leitão, do PT, é candidato a prefeito no segundo turno em Fortaleza. Ele tem 57 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Servidor público de carreira, é auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Leitão é formado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC).

No primeiro turno, realizado em 6 de outubro, Evandro Leitão foi o segundo mais votado, garantindo também um lugar no segundo turno. Ele obteve 480.174 votos, 34,33% dos votos totais.

Caucaia

Em Caucaia, a disputa fica entre o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT).

No primeiro turno, Naumi teve 38,42% dos votos; Catanho teve 24,67%. A candidata Emília Pessoa (PSDB) ficou fora do segundo turno por oito votos.

Catanho é apoiado pelo atual prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), que decidiu não concorrer à reeleição. Ele também tem o apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Waldemir Catanho ocupava o cargo de secretário de Articulação do governo de Elmano de Freitas. Petista de longa data, ele tem uma trajetória política ligada à ex-prefeita e pré-candidata em Fortaleza Luizianne Lins e a movimentos estudantis e sindicais.

Catanho é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, entre 2005 e 2012, ocupou cargos durante os dois mandatos de Luizianne na Prefeitura. Ele chegou a ser cotado para concorrer à sucessão dela, mas Elmano disputou na ocasião.

Naumi foi prefeito de Caucaia entre os anos de 2017 e 2020 e se candidatou à reeleição, mas não conseguiu. Em março deste ano, tomou posse como deputado federal. O candidato também já atuou como deputado estadual. 

2º turno em Fortaleza: acompanhe apuração ao vivo

O programa O POVO News acompanha, a partir de 15 horas deste domingo, 27, o resultado do segundo turno em Fortaleza. Reproduza o player abaixo ou clique aqui para assistir no YouTube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

André Fernandes Evandro Leitão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar