Por que a eleição 2024 foi para o segundo turno? Entenda

Pela legislação, há regras para ter 2º turno em pleitos eleitorais, desde cargos a quantidades de eleitores. Saiba como funciona e qual a situação no Ceará

Na legislação eleitoral do Brasil, para uma eleição alcançar segundo turno, há requisitos e especificidades. Primeiro, apenas pleitos para os cargos de presidente, governador e prefeito podem decorrer em segundo turno.

Que horas começa a votação do segundo turno das eleições 2024? VEJA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo, é necessário que o município, no caso de eleições para prefeito, como ocorre em 2024, possua mais de 200 mil eleitores.

O que define a realização de um segundo turno, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o critério da maioria absoluta de votos.

“Não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes”, explica o órgão eleitoral.

“Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno”.

O segundo turno ocorre, portanto, quando nenhum candidato obtém a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. É considerado eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos na segunda votação. (Com Agência Brasil)

2º turno nas eleições do Ceará

No Ceará, apenas dois municípios encerraram o alistamento eleitoral em 2024 com mais de 200 mil eleitores: a capital Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana.

Havia expectativa de Juazeiro do Norte, no Cariri, se juntar à lista, mas o município formalizou 199.274 eleitores, abaixo do corte.

Na capital cearense, competem André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), que obtiveram, respectivamente, 40,20% e 34,33% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, ocorrido em 6 de outubro último.

Disputa em Fortaleza é a mais acirrada entre as capitais do Nordeste no 2º turno; ENTENDA

Já em Caucaia, a Prefeitura é disputada por Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT). O primeiro logrou 38,42% dos votos válidos, enquanto o segundo alcançou 24,67%. Catanho, inclusive, chegou ao segundo turno devido à diferença de oito votos em relação ao terceiro lugar, Emília Pessoa (PSDB).

2º turno em Fortaleza: acompanhe apuração ao vivo

O programa O POVO News acompanha, a partir de 15 horas deste domingo, 27, o resultado do segundo turno em Fortaleza. Reproduza o player abaixo ou clique aqui para assistir no YouTube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar