Evandro Leitão ganhou por 10,8 mil votos de diferença contra André Fernandes

Evandro Leitão, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terminou a disputa com 50,38% dos votos, o equivalente a 716.133 eleitores

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), superou o candidato André Fernandes (PL) por 10.838 votos de diferença em uma disputa acirrada no segundo turno, com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Evandro Leitão, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terminou a disputa com 50,38% dos votos, o equivalente a 716.133 eleitores. O candidato seguiu uma linha voltada à esquerda.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Já André Fernandes, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acumulou 49,62% dos votos, com 705.295 eleitores. O candidato seguiu um discurso voltado à direita.

O cenário já se mostrava apertado desde as pesquisas de intenções de votos na Capital. No resultado da Quaest, de 26/10, por exemplo, ambos os candidatos empataram com 44%. No Datafolha (26/10), André ficou com 47% e Evandro com 45%.

Confira em detalhes as pesquisas abaixo

Selecione o instituto e confira os números

Como foi o cenário da eleição em Fortaleza?

Passaram para o segundo turno dois candidatos de oposição ao prefeito José Sarto (PDT), que buscava a reeleição.

André Fernandes (PL) era o candidato do bloco bolsonarista e iniciou a trajetória política em 2018, ao ser o deputado estadual mais votado do Ceará, ancorado na campanha presidencial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, foi o deputado federal mais votado do Estado. É o político cearense mais próximo de Bolsonaro, mas, na campanha, buscou se desvincular da desgastada imagem do ex-presidente, fator de rejeição em Fortaleza.

Evandro Leitão (PT) era o candidato do grupo do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e do presidente Lula (PT). Estava como presidente da Assembleia Legislativa e, até o fim de 2023, pertencia ao PDT, mesmo partido do prefeito Sarto. Com o rompimento entre os grupos, em 2022, Evandro passou a ser oposição ao prefeito. Filiou-se ao PT há menos de um ano.

André e Evandro começaram o 1º turno atrás nas pesquisas de intenção de voto, mas tiveram crescimento contínuo ao longo da campanha.

O prefeito Sarto terminou na terceira colocação, sendo o primeiro prefeito na história de Fortaleza, desde que a reeleição foi instituída, em 1997, a tentar um novo mandato consecutivo e não conseguir.

Capitão Wagner (União Brasil), que representou o bolsonarismo nas eleições de 2020 e 2022 em Fortaleza e no Ceará, respectivamente, largou na frente nas pesquisas, mas terminou na quarta colocação.

Veja o resultado do 1º turno em Fortaleza: 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar