Eleições 2024 Porto Alegre 2° turno: resultado da apuração para prefeito
Acompanhe em tempo real a apuração do 2° turno para a prefeitura de Porto Alegre e o resultado dos votos hoje domingo, 27 de outubro(27/10/24)Com 88,67% das urnas apuradas, o candidato Sebastião Melo (MDB) foi eleito em Porto Alegre com 61,42%. A candidata Maria do Rosário (PT) registrou 38,58%.
Os eleitores voltaram às urnas hoje, domingo, 27 de outubro (27/10), para o segundo turno das eleições municipais em Porto Alegre.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A definição só acontece em cidades que possuem mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos).
Dos 5.569 municípios que participaram do primeiro turno das eleições de 2024, em 6 de outubro, apenas 103 localidades poderiam fazer parte da segunda etapa do pleito.
Eleições 2024 Porto Alegre no 2º turno: Resultado da apuração para prefeito
Com 100% das urnas apuradas, Sebastião Melo(MDB) foi reeleito com 406.467 dos votos (61,53%). Ele derrotou a candidata do PT, Maria do Rosário, que recebeu 254.128 dos votos (38,47%).
Eleições 2024 Porto Alegre no 2º turno: O que fazer se faltou?
Caso o eleitor não possa comparecer, deve justificar a ausência por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.
O TSE destaca que é necessário apresentá-lo nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos cartórios eleitorais.
Caso a justificativa não seja feita no mesmo dia,o eleitor tem até 60 dias após cada turno para realizar o procedimento.
No sistema Justifica, apresentado pela Justiça Eleitoral, é possível realizar o processo virtualmente.
Eleições 2024: quais cidades podem ter segundo turno no Brasil? VEJA
Eleições 2024 Porto Alegre no 2º turno: O que precisa para votar?
Para confirmar a sua participação nas eleições municipais de 2024, o eleitor deve estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e possuir um título de eleitor.
De acordo com informações disponibilizadas pela Justiça Eleitoral, o alistamento para retirada do primeiro título é solicitado por meio do Autoatendimento Eleitoral - Título Net, sistema disponível nos Portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Presencialmente, o eleitor pode optar por uma unidade de atendimento da zona eleitoral responsável pelo município de domicílio eleitoral (onde a pessoa deseja votar), com a exigência de um agendamento.
Quais os documentos para votar?
Para comprovar a identidade do eleitor, os seguintes documentos serão aceitos na mesa receptora de voto, além do título de eleitor ou e-Título.
- Carteira de identidade, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente Inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista.
- Carteira de trabalho.
- Carteira nacional de habilitação.
Como tirar segunda via do título eleitoral?
Se quiser retirar uma via impressa do título, o indivíduo deve solicitá-la no Cartório Eleitoral, imprimir pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral - Título Net, ou pelo aplicativo e-Título (disponível para smartphone e tablet nas plataformas iOS ou Android).
O título tem prazo de validade?
O título de eleitor não possui prazo de validade, mas pode ser cancelado caso a pessoa não vote por três turnos de eleições consecutivos e não apresente justificativa, ou caso não compareça à revisão do eleitorado (dependendo do caso).
Eleições 2024: TESTE seus conhecimentos sobre a história política de Fortaleza.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente