Eleição de Evandro foi a mais apertada da história de Fortaleza
Em números absolutos, já houve eleições mais parelhas, mas em épocas com eleitorados muito menores. Proposcionalmente, esta foi a eleição mais disputada que Fortaleza já vivenciouO resultado do 2º turno das eleições municipais em Fortaleza, neste domingo, 27, foi o mais apertado da história de Fortaleza. Evandro Leitão (PT) recebeu 716.133 votos ou 50,38% dos votos válidos, contra 705.295 ou 49,62% de André Fernandes (PL), uma diferença de 10,8 mil votos ou apenas 0,76 pontos percentuais. Já houve eleições por diferença de votos menor, em números absolutos. Mas, numa época de eleitorados muito menores. Proporcionalmente, essa eleição não tem precedentes em equilíbrio.
Desde a redemocratização, a eleição de 1988 havia sido a mais apertada na Capital sob qualquer aspecto. na ocasião, Ciro Gomes derrotou Edson Silva. Em números absolutos, foram 5.317 votos de diferença. Porém, o eleitorado era bem menor e a diferença foi porporcionalmente maior, de 0,9 ponto percentual.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As menores diferenças em números absolutos
Antes disso, outros pleitos registraram diferenças ainda menores em números absolutos. Em 1962, a diferença foi de 1.306 votos favoráveis ao coronel Murilo Borges Moreira, na disputa contra o principal adversário Péricles Moreira da Rocha. Em termos percentuais, a diferença foi de 1,26 ponto percentual.
Ainda em números absolutos, nenhuma eleição se compara em equilíbrio à de 1936. Alencar Araripe venceu Pontes Vieira por uma diferença de 346 votos. Entretanto, na época o voto era bem mais restrito. As mulheres haviam conquistado o direito apenas quatro anos antes, mas era tratadas de forma diferente em relação aos homens. Para elas, o voto era opcional. Para eles, obrigatório. Principal diferença, analfabetos eram proibidos de votar. O resultado é que o prefeito foi eleito em 1936 por 9.446 eleitores. Este ano, o pleito que escolheu Evandro teve a participação de 1.421.428 eleitores que votaram em um dos candidatos.
Naquela ocasião, a diferença entre o vitorioso e o segundo colocado foi de 3,66 pontos percentuais.
Tanto em 1936 como em 1962 e 1988, as eleições ocorreram antes de haver segundo turno.