Após vídeo de Inspetor Alberto com leitão, Polícia abre inquérito para investigar maus-tratos a animal

Informação foi confirmada pelo delegado Márcio Gutiérrez. Em vídeo, vereador é visto carregando um porco e proferindo ameaças e ataques a Evandro Leitão

14:10 | Out. 27, 2024

Por: Mateus Brisa
Inspetor Alberto (PL) em vídeo que abriu inquérito na Polícia Civil por maus-tratos a animal (foto: Reprodução Whatsapp O POVO)

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) instaurou inquérito neste domingo, 27, para investigar possível ocorrência de maus-tratos animais cometida pelo vereador Inspetor Alberto (PL). Informação foi confirmada pelo delegado geral Márcio Gutiérrez.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o político é visto carregando um porco pelas orelhas e proferindo ameaças ao animal.

“A Polícia Civil tomou conhecimento da circulação desse vídeo e vai tomar todas as medidas necessárias para apurar o fato. Para apurar crimes de maus tratos e quaisquer outros relacionados, inclusive de meio ambiente”, explicou Gutiérrez.

Nas imagens em questão, Inspetor Alberto veste uma blusa da Seleção Brasileira de Futebol e, por cima, um colete balístico com adesivo da campanha de André Fernandes (PL), oponente de Evandro Leitão (PT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

Dizendo "Você vai para a panela", o vereador carrega e derruba o porco; então, coloca o joelho direito na parte superior do animal: "Vê se aguenta aí, leitão".

Depois, Inspetor Alberto ergue e solta o porco, antes de finalizar: "Desgraçado, você vai para a panela dia 27. Vou comer você assadinho".

Inspetor Alberto diz que não maltratou animal

Ao O POVO, Inspetor Alberto afirmou não saber quem filmou e publicou o vídeo, nem quando as imagens ocorreram. “Se botaram na minha página, é mentira. Não tenho nada a ver”, argumentou.

O vereador contou que a situação do vídeo não seria recente e ocorreu em um “final de semana em que tinha que pegar um porco para abater”, embora não lembre quando aconteceu. “Um cara de 74 anos… Não me lembro quando foi.”

“Geralmente, pessoal do interior, quando vai pegar bicho para abater, tudo filma. Mas eu não boto cortando o bicho, sangrando o bicho, nada. Foi só na hora de pegar no chiqueiro. Se não pegar, ele foge e vai embora”, continuou.

Inspetor Alberto também afirmou que agiu de tal forma com o porco porque “o bicho era brabo mesmo e tive que pegar ele como pega qualquer porco”.

“É um animal comum, que todo mundo pega, mata e come. Não tem nada de mais. Você tem que ter fôlego para pegar o porco, abater e comer. O cabra tem que ser igual a mim, sangue no olho, para pegar um bicho desses”, seguiu.

“Não é qualquer um que pega. Se for pegar devagarzinho, você não consegue de jeito nenhum”, acrescentou. O vereador reforçou não ter tido “nenhuma intenção” de maltratar o bicho; “é porque tem que ser desse jeito”, disse.

“Sou de Viçosa do Ceará e lá, pra gente pegar porco, tem que tranco. No interior é normal. Não tenho a intenção de bater, maltratar o bicho, não. É tanto que o canto melhor de pegar o porco é pelas orelhas. Você segura para os caras virem e amarrar”, complementou Inspetor Alberto.

Ele também julgou a circulação do vídeo como estratégia política. “Se esse vídeo, alguém estava rodando, por que foram botar só hoje, nas eleições?”

“Estão usando isso de má-fé. Porque se essa pessoa gravou isso, que faz é tempo, por que só postaram agora? Estão usando politicamente contra mim. Eu já fui reeleito, querem atacar a quem?”, concluiu.

Inspetor Alberto é denunciado por ameaça a Evandro Leitão

Outra situação do Inspetor Alberto também está sendo investigada pela Polícia Civil do Estado. Em vídeo, o vereador apareceu dizendo para Leitão “preparar o caixão”.

Na gravação, Inspetor Alberto está em um evento de André Fernandes, e, olhando para a câmera, grita: “Leitão, filho da puta, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”.

Na última quinta-feira, 24, Evandro Leitão registrou um boletim de ocorrência por ameaça e o governador Elmano de Freitas (PT) informou que a PCCE instaurou inquérito para investigar o caso.

André Fernandes, questionado sobre o caso pelo O POVO, afirmou não possuir responsabilidade pelas falas de seus aliados.

Inspetor Alberto também já foi citado em denúncias de nepotismo cruzado de André Fernandes. O candidato do PL teria lotado a esposa do vereador em seu gabinete.

O caso chegou a ser denunciado no Ministério Público do Ceará (MPCE) por Cindy Carvalho (Rede), vice-candidata de Técio Nunes (Psol), derrotado no primeiro turno da disputa. (Com Isabelle Maciel e Taynara Lima)

2º turno em Fortaleza: acompanhe apuração ao vivo

O programa O POVO News acompanha, a partir de 15 horas deste domingo, 27, o resultado do segundo turno em Fortaleza. Reproduza o player abaixo ou clique aqui para assistir no YouTube.