Naumi Amorim, do PSD, é eleito prefeito de Caucaia
O candidato, que é ex-prefeito do município, foi eleito com 60,40% votos
17:52 | Out. 27, 2024
O candidato Naumi Amorim (PSD) foi eleito prefeito do município de Caucaia, distante 16km de Fortaleza. Ele disputava o segundo turno com o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) e pelo atual gestor municipal, Vitor Valim (PSB), Waldemir Catanho (PT). Com 100% das urnas apuradas, o político, que é ex-prefeito do município, foi eleito 60,40% com dos votos válidos, enquanto Catanho recebeu 39,60% dos votos.
Os eleitores voltaram às urnas hoje, domingo, 27 de outubro, para o segundo turno das eleições municipais em Caucaia. A definição só acontece em cidades que possuem mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos).
No primeiro turno, realizado no dia 8 de outubro, Naumi obteve 38,42% dos votos; Catanho teve 24,67%. A candidata Emília Pessoa (PSDB) ficou fora do segundo turno por oito votos.
A última pesquisa eleitoral, publicada dia 21 de outubro, mostrou que Naumi estava na liderança, com 59,9% dos votos válidos. O opositor aparecia com 40,1%. Os votos válidos descartam brancos e nulos e os eleitores que dizem não saber em qual candidato votar. É a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado das eleições.
A apuração foi realizada pela AtlasIntel entre os dias 15 e 20 de outubro de 2024, com 1.065 eleitores de Caucaia. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa Atlas Intel para Prefeitura de Caucaia foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número CE-09449/2024.
Naumi Amorim foi prefeito de Caucaia entre 2017 e 2021 e se candidatou à reeleição, contudo, não foi eleito. Em março deste ano foi empossado como deputado federal. O candidato também já atuou como deputado estadual.
O atual gestor municipal, Vitor Valim (PSB) comentou, no último dia 21, que o próximo prefeito da cidade, ao assumir o comando em 1° de janeiro de 2025, irá encontrar uma cidade muito melhor do que ele encontrou, há praticamente quatro anos.
"O próximo prefeito vai pegar uma cidade onde não foi feito nenhum novo endividamento, diferente da Caucaia que eu peguei, que paguei precatório de antigos prefeitos, paguei financiamentos de antigos prefeitos, então o próximo prefeito vai pegar uma situação muito mais favorável, na questão de investimentos públicos, de valorização de professor com concurso feito", disse ele ao O POVO, durante evento do PSB na manhã da última segunda-feira, 21.