Fortaleza e Caucaia registram 101 denúncias de crimes eleitorais até a manhã deste domingo

Secretário Roberto Sá destacou que, até o momento, não foram detectadas situações envolvendo facções criminosas

14:03 | Out. 27, 2024

Por: Lara Vieira
Cerca de 11 mil policiais foram empregados para atuação durante o final de semana do segundo turno em Fortaleza e em Caucaia. (foto: Daniel Galber/Especial para O Povo)

Fortaleza e Caucaia registraram 101 denúncias de crimes eleitorais até a manhã deste domingo, 27, segundo turno das eleições municipais.

De 0h até as 11h, foram contabilizadas 90 queixas em Fortaleza e 11 em Caucaia, na Região Metropolitana. A maioria das denúncias se configura em casos de boca de urna e negociações de votos.

A informação foi dada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, em coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

O quantitativo é feito a partir dos acionamentos telefônicos via 190. “Todos os fatos que ocorreram estão sendo investigados, e, de maneira geral, as ocorrências foram consideradas normais, dado o nível de disputa”, destacou Roberto Sá.

O secretário ressaltou, contudo, que em muitas ocorrências os agentes de segurança, ao chegarem ao local apontado nas queixas, não encontram os denunciantes ou o fato denunciado.

Um dos casos registrados na manhã deste domingo, 27, foi o de um homem detido suspeito de realizar boca de urna nas proximidades de uma creche no bairro Jangurussu, em Fortaleza. O indivíduo foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal, no bairro Aeroporto.

Ações de crime organizado

O secretário Roberto Sá ainda pontuou que, até a manhã do segundo turno, não foram detectadas situações que exigissem uma ação operacional focada no crime organizado. “Um dos principais desafios em Fortaleza é a questão das facções criminosas, mas não temos informações sobre um cenário que comprometa a segurança”, disse.

Cerca de 11 mil policiais foram empregados para atuação durante o final de semana do segundo turno em Fortaleza e em Caucaia. Em relação ao primeiro turno, que ocorreu no último dia 6 de outubro, mais de 20 mil agentes estiveram em atividade.

2º turno em Fortaleza: acompanhe apuração ao vivo

O programa O POVO News acompanha, a partir de 15 horas deste domingo, 27, o resultado do segundo turno em Fortaleza. Reproduza o player abaixo ou clique aqui para assistir no YouTube.