Eleitor sem biometria pode votar no 2º turno? Saiba como funciona

Os eleitores sem biometria cadastrada podem votar no 2º turno das Eleições Municipais 2024? Saiba como funciona e quais documentos necessários nesses casos

11:37 | Out. 27, 2024

Por: Beatriz Teixeira
Eleitor sem biometria pode votar? Saiba como funciona (foto: José Cruz/Agência Brasil)

Desde 2008, o Tribunal Superior Eleitoral utiliza a biometria para identificar o eleitorado brasileiro. Em 2024, para as Eleições Municipais, 129 milhões de eleitores poderão utilizar o cadastro biométrico para se identificarem e acessarem as urnas eletrônicas. Mas aqueles que ainda não possuem o cadastro podem votar?

A resposta é sim. O TSE utiliza essa forma de identificação afirmando ser mais segura e com menos chances de fraude, além de evitar filas nas seções de votação. Mas o eleitor ainda pode votar se não tiver realizado seu cadastramento biométrico.

SAIBA MAIS | Segundo turno eleições 2024: Não está na cidade onde vota? Saiba como justificar

Neste domingo, 27, dia do 2º turno das Eleições Municipais 2024, basta apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto ao mesário da seção. Para isso, entretanto, é preciso estar com o título regularizado com a justiça eleitoral.

Documentos aceitos no dia da votação

Além do título de eleitor, é necessário apresentar um documento oficial com foto para identificação no dia da votação. Confira os que são aceitos pelo TSE:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Identidade social
  • Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho
  • Carteira nacional de habilitação.

Identificação com o e-Título

Aqueles que baixaram o e-Título até este sábado, 26, podem utilizá-lo para se identificar na seção de votação. No entanto, o perfil no aplicativo precisa estar com foto — algo que acontece apenas para aqueles que possuem biometria cadastrada.

Por isso, caso o e-Título não tenha uma foto no perfil, o eleitor precisará levar um documento oficial com foto que seja aceito pelo TSE — listado anteriormente.

O cadastramento biométrico será retomado após as votações do segundo turno das eleições, em novembro. É nesta época que os cartórios eleitorais voltam a realizar serviços de alistamento transferência e regularização do título.

2º turno em Fortaleza: acompanhe apuração ao vivo

O programa O POVO News acompanha, a partir de 15 horas deste domingo, 27, o resultado do segundo turno em Fortaleza. Reproduza o player abaixo ou clique aqui para assistir no YouTube.