Disputa entre PT e PL em prefeituras termina em empate; entenda
PT, liderado pelo presidente Lula, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistaram duas prefeituras cada no segundo turno das eleições de 2024
22:29 | Out. 27, 2024
As eleições municipais de 2024 foram palco para uma nova disputa entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Liberal (PL). Respectivamente apoiados pelo presidente Lula (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as siglas concorreram diretamente na disputa pela prefeitura em quatro municípios no segundo turno.
Na votação realizada neste domingo, 27, os partidos adversários se enfrentaram em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Anápolis (GO) e Pelotas (RS). O resultado nas quatro cidades foi equilibrado, tendo cada partido vencido em dois locais.
Evandro: vitória do alinhamento do 2º turno mais acirrado da história de Fortaleza
Situada no Planalto Central, a cidade goiana de Anápolis elegeu Márcio Corrêa (PL), com 58,56%, que concorria contra Antônio Gomide (PT), que somou 41,44%.
Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Fernando Marroni (PT) foi eleito prefeito com 50,36% do eleitorado. Ele disputou contra Marciano Perondi (PL), que somou 49,64% dos votos.
Segundo turno: PT e PL vencem uma prefeitura de capital cada
Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, Abílio Brunini (PL) venceu a disputa municipal com 53,80% do eleitorado, contra 46,20% de Lúdio Cabral (PT).
Já em Fortaleza, única capital em que o Partido dos Trabalhadores elegeu um prefeito, a disputa foi acirrada entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL).
Com 10,8 mil votos de diferença, o resultado da eleição na capital cearense foi favorável para o candidato petista, que somou 50,38% do eleitorado. Apoiado por Jair Bolsonaro, André Fernandes alcançou 49,62% na contagem das urnas.