Conhecido por usar folhas secas, Gabriel Aguiar usa botão de tecido no 2º turno

Em apoio a Evandro Leitão, o vereador chegou ao local de votação neste domingo, 27, com botão personalizado, feito de tecido, afixado à própria camisa

12:10 | Out. 27, 2024

Por: Mateus Brisa
Segundo vereador mais votado em Fortaleza, Gabriel Aguiar (Psol) traja botão feito a mão para votar no segundo turno (foto: Daniel Galber/ Especial para O POVO)

Gabriel Aguiar (Psol) compareceu à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na manhã deste domingo, 27, para votar no segundo turno das eleições.

“Estamos bastante animados para o resultado, vamos aguardar. A campanha engatou, principalmente na reta final”, comentou o biólogo.

Segundo vereador mais votado em Fortaleza, Gabriel estava no local de votação vestindo uma espécie de botão personalizado, feito de tecido, com o número da campanha de Evandro Leitão (PT), candidato à Prefeitura. No primeiro turno, ele ficou conhecido nacionalmente por usar folhas secas em vez de santinhos de papel.

“Do jeito que fizemos na campanha, estou com meu 13 feito de pano e pintado à mão”, comentou o vereador. Sem panfletos, adesivos ou “santinhos”, Gabriel divulgou sua candidatura, neste ano, com folhas caídas de árvores.

“A gente quer mostrar para a população, e para os outros políticos, que é possível fazer uma campanha sem gerar muito lixo, muito resíduo”, comentou ele em agosto último.

“É um material totalmente biodegradável, pode jogar no chão sem problema nenhum, é custo-zero e ainda é personalizado”.

Alternativa à campanha com papel

Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Gabriel Biologia, como é conhecido, afirmou que seriam derrubadas, em média, 603 mil árvores para produção de material eleitoral.

“O lixo que todo esse material gera poderia produzir o equivalente a 40 milhões de livros de 50 páginas. Esse material suja as cidades e acaba indo para rios e o mar, colocando em risco a vida marinha”, argumentou.

Após o primeiro turno, Gabriel rebateu o prefeito José Sarto (PDT), que o chamou de “monotemático”. Para o vereador, o comentário provém “de uma falta de compreensão e entendimento do que é a pauta ambiental”.

“Não entender que a pauta ambiental é tratar de todas as pautas da Cidade”, explicou o biólogo. “Ser monotemático numa pauta que envolve todas as outras não é nenhum demérito, é um reconhecimento da nossa atuação”.

2º turno em Fortaleza: acompanhe apuração ao vivo

O programa O POVO News acompanha, a partir de 15 horas deste domingo, 27, o resultado do segundo turno em Fortaleza. Reproduza o player abaixo ou clique aqui para assistir no YouTube.