Candidatos apoiados por Lula disputam 2º turno em 5 capitais; aliados de Bolsonaro estão em 16

No primeiro turno, aliados de Lula venceram em duas capitais. Os de Bolsonaro, em quatrp

00:00 | Nov. 30, 0001

Por: Thays Maria Salles
Presidente Lula (PT) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputam, respectivamente, cincoi e 16 capitais no 2º turno das eleições (foto: Valter Campanato / Agência Brasil e FCO FONTENELE)

O segundo turno das eleições para prefeito nas capitais é mais um palco para a disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente tende a levar vantagem.

Candidatos de Lula concorrem no segundo turno em cinco capitais: Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Alegre (RN) e São Paulo (SP). Os candidatos concorrem por PT e Psol.

Os apoiados por Bolsonaro estão no segundo turno em 16 capitais: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP). Aliados do ex-presidente concorrem por PL, MDB, PSD e União Brasil.

Em todas as cinco capitais em que o PT disputa o segundo turno, há um adversário que disputa com apoio de Bolsonaro.

O petista e o bolsonarista se enfrentam na região Nordeste em duas capitais: Fortaleza, com Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL); e Natal, com Natália Benevides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil). 

No Sudeste, São Paulo se destaca por ter um dos principais confrontos nestas eleições. Por lá, o PT apoia Guilherme Boulos (Psol); o PL, a reeleição de Ricardo Nunes (MDB). O partido de Bolsonaro também disputa a capital minera, Belo Horizonte, com Bruno Engler (PL). Já Lula apoiou a candidatura vitoriosa do agora prefeito reeleito, Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro. 

Centro-Oeste e o Sul também guardam confronto de capitais entre Lula e Bolsonaro. Em Cuiabá, a corrida eleitoral é entre Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL). Já em Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) se enfrentam.

Em Goiânia, Forianópolis e Curitiba, o petista não tem candidatos. Enquanto o ex-presidente apoia, respectivamente, Fred Rodrigues (PL), Eduardo Pimentel (PSD) e Topazio Neto (PSD).

A região Norte é a única em que Lula e Bolsonaro não se enfrentam. Bolsonaro, no entanto, tem cinco candidatos concorrendo no 2º turno. São eles, Eder Mauro (PL), em Belém; Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista; Capitão Alberto (PL), em Manuas; Janad Valcari (PL), em Palmas; e Mariana Carvalho (União), em Rio Branco.

Saldo do primeiro turno

No primeiro turno das eleições municipais de 2024, os aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceram em duas capitais, com duas reeleições. Os apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram reeleitos em três municípios e eleito em um.

João Campos (PSB) e Eduardo Paes (PSD), com endosso de Lula, venceram respectivamente, em Recife e no Rio de Janeiro. O primeiro obteve 78,12% dos votos válidos, enquanto o segundo, 60,47%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com Bolsonaro, foram vitoriosos Bruno Reis (União Brasil), com 78,67%; João Henrique Caldas (PL), com 83,25%; Silvio Mendes (União Btasil), 52,19%; e Tião Bocalom (PL), com 54,82%. Eles comandam as prefeituras de Salvador, Maceió, Teresina e de Rio Branco.

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política

O POVO News acompanha desde antes da apuração até depois do resultado:

Se o vídeo não abrir, clique aqui