Vídeo mostra Sarto com apoiadores de André Fernandes em ato de campanha em Fortaleza
Após a derrota, o prefeito anunciou neutralidade na disputa em FortalezaPrefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), aparece em vídeo com apoiadores do candidato André Fernandes (PL) que participavam de ato de campanha em Fortaleza neste sábado, 26, véspera da eleição. André disputa a Capital contra Evandro Leitão (PT).
O prefeito, conforme o registro em vídeo, está em um carro no banco do passageiro. Ele não está usando blusa ou qualquer adereço que ligue a André Fernandes. O veículo aparece em velocidade lenta e apoiadores do candidato do PL interagem com Sarto. "Olha o Sarto. É 22", diz um dos apoiadores. Eles usam blusas e é possível ouvir jingles da campanha de André no fundo do vídeo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apoiadores de André ocupam ruas de Fortaleza em carreatas. Um evento estava programado para acontecer na Vila do Mar, na Barra do Ceará, mas há registros de atos em outros locais da cidade, como na Messejana, onde há um comitê do candidato.
Leia mais
Sarto apenas acena e faz sinal de joinha. Ele chega a se aproximar de um microfone oferecido a ele dentro do carro. No entanto, não é possível escutar o que ou se ele diz alguma coisa.
Candidato derrotado no primeiro turno, Sarto adotou postura de neutralidade para o segundo turno da Capital. No texto publicado após a eleição, Sarto afirmou estar preocupado "com os rumos da cidade, diante das duas candidaturas que disputam agora o segundo turno das eleições".
Ele criticou tanto a candidatura do PL quanto do PT, e explica que, após conversa com apoiadores, decidiu pelo caminho da neutralidade e que as lideranças partidárias estavam livres para escolher qual candidato irão apoiar no segundo turno.
Dessa forma, aliados de Sarto se dividiram entre André e Evandro, embora a maioria escolheu apoiar o candidato do PL. Um dos nomes é o do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Ele participou de agendas de André, entre palanques, carreatas e uma coletiva que contou com a presença de diversos aliados do candidato.
Além dos partidos aliados, o próprio PDT do prefeito rachou. O presidente nacional da sigla, André Figueiredo, anunciou apoio a Evandro e fez evento com ele. O presidente nacional licenciado e liderança histórica do partido, o ministro Carlos Lupi, gravou em favor do petista. Alguns vereadores também ficaram com o candidato do PT.
O presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT), e outros vereadores reeleitos ou suplentes do PDT aderiram à campanha de André.
O prefeito foi consultado sobre o caso, por meio da assessoria de comunicação, mas não houve retorno até o momento. Quando houver resposta, a matéria será atualizada.