Quem é Inspetor Alberto, vereador do PL de Fortaleza com fala ameaçadora a Evandro Leitão

O vereador reeleito acumula polêmicas, como tiros a fotos do presidente Lula e até viagem para participar de busca pelo serial killer Lázaro Barbosa

Na reta final das eleições, a fala do vereador Inspetor Alberto (PL) contra o candidato Evandro Leitão (PT) chamou atenção e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Aliado de André Fernandes (PL), adversário do petista no segundo turno, o vereador apareceu em um vídeo dizendo para Leitão “preparar o caixão”.

Na gravação que circula nas redes socias, Inspetor Alberto está em um evento de Fernandes, vestindo uma camisa do "Bloco do 22", além de utilizar adesivos com o número de urna do candidato do PL. Olhando para a câmera, o parlamentar grita: “Leitão, filho da puta, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nesta quinta-feira, 24, Evandro Leitão registrou um boletim de ocorrência (B.O) por ameaça e o governador Elmano de Freitas (PT) informou que a PCCE instaurou um inquérito para investigar o caso.

André Fernandes, questionado sobre o caso pelo O POVO, afirmou que não possui responsabilidade pelas falas de seus aliados.

Quem é Inspetor Alberto?

Eleito vereador em 2020 e reeleito neste ano com 7.913 votos, Inspetor Alberto integra o Partido Liberal e é policial há mais de 30 anos, de acordo com seu perfil na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O bolsonarista é aliado ao deputado federal André Fernandes e chegou a atuar na chefia do gabinete quando o candidato era deputado, em 2019.

Inspetor Alberto também foi citado em denúncias de nepotismo cruzado de André Fernandes. O candidato do PL teria lotado a esposa do vereador em seu gabinete. O caso chegou a ser denunciado no Ministério Público do Ceará por Cindy Carvalho (Rede), vice-candidata de Técio Nunes (Psol), derrotado no primeiro turno da disputa. 

Capitão Wagner (União Brasil), que está apoiando Fernandes nos segundo turno, chegou a usar a denúncia durante debate no primeiro turno. No entanto, Wagner afirmou em entrevista ao O POVO News 1ª Edição na quarta-feira, 24, que não retira as críticas a Fernandes, apesar de seu endosso a campanha.

A fala contra Leitão não é a primeira polêmica de Inspetor Alberto. Em 2019, o vereador disparou tiros contra uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, em 2021, foi condenado a pagar R$ 5 mil por danos morais pelo caso.

Em junho do mesmo ano, o parlamentar e, na época, o assessor Tancredo dos Santos foram alvos de críticas, após terem ido ao munícipio de Águas Lindas, em Goiás, participar das buscas pelo serial killer Lázaro Barbosa. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) e, em fevereiro deste ano, Tancredo foi exonerado do cargo pelo vereador. 

Em 2022, o vereador se colocou como pré-candidato ao Senado Federal, sendo o principal defensor dele é André Fernandes. Na época, como pré-candidato de oposição ao Governo do Ceará, Capitão Wagner (Uniao Brasil) apareceu em vídeo com o empresário José Alberto Bardawil (PL), dono da TV União, e o apresentou como pré-candidato da chapa liderada por ele ao Senado.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

André Fernandes PL Evandro Leitão PT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar