Último dia de horário eleitoral tem vídeo de ameaça a Evandro e André orando "Pai Nosso"

Na rádio e televisão os candidatos a prefeito de Fortaleza apostaram em músicas, propostas e apresentação

17:41 | Out. 25, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam a Prefeitura de Fortaleza no segundo turno (foto: FCO Fontelene/O POVO / Fábio Lima/O POVO)

Esta sexta-feira, 25, foi o último dia de horário eleitoral do segundo turno, transmitidos em rádio e televisão, com cinco minutos para cada campanha. Em Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), que estão empatados tecnicamente de acordos com as últimas pesquisas, mostraram jingles, propostas e apostaram em imagem positiva.

Teve tempo para veiculação de "Pai Nosso" com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de mensagem para mulheres e exibição de vídeo do vereador Inspetor Alberto (PL), em que o parlamentar fala em tom ameaçador contra Evandro. 

André Fernandes embala com músicas

Uma marca da campanha de Fernandes durante toda a eleição foram os  jingles, muito presentes nas últimas peças. Na rádio, foram sete músicas ao todo, desde os que pedem voto a André aos que criticam Evandro como pelos trechos "só vai dar Leitão, se for na churrasqueira" e apelando às torcidas por meio de cantos "quem é vozão e quem é leão não vota Leitão".

Ainda na rádio, o candidato do PL voltou a repetir sua proposta de anular as multas por viseira levantada, se dirigindo aos motoqueiros. As outras proposições apresentadas foi a criação da Casa Autista e também Merenda Feliz para as crianças nas creches.

Na televisão, o programa iniciou com Fernandes e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em ato na última quinta-feira, 24, no Bom Jardim em que eles fazem a oração do Pai Nosso.

Em seguida, a propaganda foca no público feminino mostrando a esposa de André, Luana Fernandes, falando sobre o marido. Há trechos em que o público feminino aparece gritando "sou mulher e voto no André".

O candidato aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) critica Evandro por padrinhos como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro da Educação Camilo Santana (PT), o deputado federal Eunício Oliveira (PT) e acusa a campanha do PT de ter "militância paga".

Ao final, ele destaca sua juventude, renovação e repete estar fazendo a campanha em cima da caixa de som e termina com o seu slogan: "Coragem pra mudar".

Evandro Leitão exibe vídeo de vereador, cita trajetória e destaca união

Já Evandro Leitão trouxe nos horários tanto da rádio como da televisão um destaque para mensagens de união. A propaganda citou o candidato do PT como um "líder maduro" e "experiente". Nos dois meios, o petista mencionou sua trajetória, formação acadêmica, quando foi presidente do Ceará Sporting Club e eleições de deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Evandro fala de algumas propostas como a criação do Horizonte Digital, Pelotão da Guarda Municipal das Regionais, Espaço Girassol, Programa Habitacional e postos de saúde até 21h. Também é mostrado o presidente Lula discursando exaltando a parceria em Fortaleza, caso Leitão seja eleito.

No final da rádio, é dito que Evandro trará uma mensagem "com muito amor e muito carinho".  “Com a força da união, nós vamos fazer mais do que qualquer um pode fazer e vocês vão fazer essa comparação. Nós vamos transformar Fortaleza. Vote 13, fique com Deus e que Deus abençoe a todos nós", afirma.

Já na televisão, o horário eleitoral é encerrado com o vídeo do vereador bolsonarista Inspetor Alberto, aliado de André, em que xinga Evandro e diz: "prepara o teu caixão, vagabundo".

A campanha mostra um antigo vídeo do Alberto, ex-assessor e próximo de Fernandes atirando em uma imagem do Lula e se encerra com os dizeres: "Não permita que o ódio vença. Bolsonarismo aqui não".