Eleições 2024: TSE autoriza envio de tropas federais para 2º turno em Fortaleza e Caucaia
Ação objetiva garantir a segurança na realização da segunda etapa do pleito deste anoA realização do segundo turno das eleições deste ano em Fortaleza e Caucaia, que acontece no próximo domingo, 27, contará com o apoio da Força Federal. O envio do reforço de segurança foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira, 22.
Os requerimentos para a presença dos agentes nacionais nesses municípios já haviam sido aprovados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pelos governos estaduais. Além das cidades cearenses, Manaus, no Amazonas, também receberá o apoio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com o TSE, o envio da Força Federal objetiva “a garantia da segurança e da ordem pública durante o 2º turno das Eleições Municipais de 2024”. No primeiro turno, o tribunal permitiu o reforço a municípios de 12 estados do País. O Ceará contou com o auxílio em 26 cidades.
Previsto no artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.
Para que isso seja possível, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a autorização das secretarias de segurança dos respectivos estados.
Os pedidos aprovados pelo TSE são direcionados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações.
Segundo turno em Fortaleza
Na capital cearense, a disputa à prefeitura acontece entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Durante o 1° turno, que aconteceu no dia 6 de outubro, Fernandes terminou na primeira posição, com 40,2% dos votos válidos. Como segundo colocado, Evandro obteve 34,33% dos votos.
Segundo turno em Caucaia
Em Caucaia, os candidatos no 2º turno são Naumi Amorim (PSD), que somou 38,42% dos votos válidos, e Catanho (PT), que conseguiu 24,67%. O candidato petista alcançou a segunda posição com apenas oito votos de diferença para a terceira colocada, Emília Pessoa (PSDB).