Shalom nega apoio a candidatos em Fortaleza e cita "liberdade individual"

Comunidade Católica ressaltou que membros da igreja possuem "liberdade individual" nas escolhas políticas

18:59 | Out. 23, 2024

Por: Isabelle Maciel
Comunidade Católica Shalom negou apoio e disse não ter candidatura própria (foto: ReproduçãoInstagram Comunidade Shalom)

A Comunidade Católica Shalom, publicou nota de esclarecimento nesta quarta-feira, 23, para negar qualquer apoio aos candidatos à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Desde o primeito turno circulam santinhos com orações, imagens de santos e de Fernandes e sua vice, Alcyvania Pinheiro (PL). Há relatos que os materiais estariam sendo distribuídos em eventos religiosos. 

A instituição esclareceu que não "possui candidatos próprios, nem indica candidatos para votação", além de destacar que os membros da igreja possuem "discernimento pessoal" ao escolherem seguir pela vida política. A comunidade afirma no texto respeitar a "liberdade individual". 

"Seguindo as orientações da Igreja, nosso papel é formar as consciências a luz dos valores cristãos, para que cada pessoa possa escolher seus representantes políticos de forma livre e responsável", ressaltaram. 

E completam: "Acreditamos na importância da participação política como um serviço ao bem comum, mas sempre respeitando a liberdade individual". 

Alcyvania Pinheiro, vice de André, é ligada à comunidade. Em suas redes sociais, ela se descreve como "católica, Shalom, conservadora". Entre seus cargos, ela aponta ter sido radialista na rádio Shalom e aponta que foi "consagrada com promessas definitivas na Comunidade Católica Shalom".

Confira a nota completa: 

A Comunidade Católica Shalom esclarece que não possui candidatos próprios, nem indica candidatos para votação. Os membros da Comunidade de Aliança que seguem uma vida política o fazem por meio de um discernimento pessoal e nunca como representantes da instituição em questões de política partidária.

Seguindo as orientações da Igreja, nosso papel é formar as consciências à luz dos valores cristãos, para que cada pessoa possa escolher seus representantes políticos de forma livre e responsável. Acreditamos na importância da participação política como um serviço ao bem comum, mas sempre respeitando a liberdade individual.

Nosso compromisso é com a formação de cidadãos comprometidos com a justiça e a promoção da paz.