Justiça determina exclusão de postagens de Catanho que associavam Naumi a homicídio e facção
As publicações ligavam o candidato e ex-prefeito a envolvimento com facções e até homicídio
21:45 | Out. 22, 2024
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) determinou nesta terça-feira, 22, que Waldemir Catanho (PT) apague nove postagens de suas redes sociais em que ataca o seu adversário em Caucaia, Naumi Amorim (PSD).
Nas tais publicações, o candidato do PT vinculava o ex-prefeito a ser autor de um homicídio e à acusação de envolvimento com facção criminosa, além de outras associações negativas relacionadas a Naumi por meio de vídeos.
Em decisão assinada pela juíza eleitoral Themis Pinheiro, fica determinada a remoção dos conteúdos no prazo máximo de 24 horas, sob a pena de multa processual diária de R$ 1 mil.
Em uma dessas postagens, Catanho organizou um ato segurando um rolo extenso de papel com o que ele alega ser 12 mil páginas de processos com crimes cometidos por Naumi Amorim. No vídeo, há pessoas com cartazes e dizeres contrários ao candidato.
"Em análise preliminar, verifica-se que as mídias combatidas imputam ao representante graves acusações, incluindo a prática de homicídio, corrupção e abuso de poder. Entende-se que as postagens atacadas buscam atingir a imagem do representante, desgastando-o perante o eleitorado", diz a decisão.
Em nota, a assessoria jurídica de Catanho afirma que "Naumi tenta esconder seu passado". "As postagens apenas relataram a realidade, baseadas em matérias jornalísticas e processos judiciais de conhecimento público. O candidato Naumi Amorim, por ter se colocado na disputa e, portanto, ser um homem público, não pode se utilizar da Justiça para tentar esconder o seu passado", destaca.
E acrescenta: "O candidato Catanho confia no Tribunal e no debate democrático, e acredita que a decisão liminar será reformada".
Leia mais
Cenário em Caucaia
Pesquisa AtlasIntel, contratada pelo O POVO, sobre o segundo turno da eleição para prefeito de Caucaia tem Naumi Amorim (PSD) na liderança, com 59,9% das intenções de votos válidos. Waldemir Catanho (PT) aparece com 40,1%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 20 de outubro de 2024, com 1.065 eleitores de Caucaia. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.