AtlasIntel Caucaia: 48,3% dos eleitores de Emília optam por Naumi e 41,4% em Catanho

Ex-prefeito lidera em quase todos os segmentos, como entre homens, mulheres e evangélicos

Em Caucaia, 48,3% dos eleitores de Emília Pessoa (PSDB) dizem que vão votar em Naumi Amorim (PSD) no segundo turno da eleição no município da Região Metropolitana de Fortaleza. Isso é o que aponta pesquisa Atlas Intel, contratada pelo O POVO e divulgada nesta segunda-feira, 21.

Conforme o levantamento, dos eleitores da tucana no primeiro turno, 41,4% apontaram preferência por Waldemir Catanho (PT), que ficou com a vaga na disputa do segundo turno por oito votos de diferença, deixando Emília fora do páreo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No 1º turno, Naumi terminou à frente, recebendo 38,42% dos votos válidos. Catanho e Emília ficaram, ambos, com 24,67%, com a vantagem apertada de oito votos a favor do petista.

A ex-candidata a prefeita do segundo maior colégio eleitoral do Ceará está ao lado do candidato do PSD neste 2º turno. Na ocasião do anúncio de como se posicionaria na corrida pela Prefeitura, Emília contou que, ainda na pré-campanha, reuniu-se com Naumi e os dois se desculparam pelos enfrentamentos anteriores. Em 2020, ambos foram candidatos e Emília apoiou o hoje prefeito Vitor Valim (PSB) contra Naumi.

A maioria do eleitorado de Coronel Aginaldo (PL), que ficou em 4º lugar na disputa pela chefia do Executivo de Caucaia, também opta por Naumi neste segundo turno. Nesse segmento, é constatada a migração de 97,7% dos votantes do bolsonarista, que recebeu 12,24% dos votos no 1º turno. Para Catanho, segue apenas 1,5% do eleitorado de Aginaldo.

Assim como Emília, Aginaldo também endosso a campanha do ex-prefeito. Apesar do apoio do bolsonarista, o PSD de Naumi faz parte da base do governo de Elmano de Freitas (PT). Em Fortaleza, o partido indicou a vice na chapa de Evandro Leitão (PT), sendo ocupada por Gabriella Aguiar (PSD), que também disputa segundo turno.

Segmentos

O ex-prefeito lidera em quase todos os segmentos da pesquisa. Entre homens, por exemplo, Naumi tem quase o dobro do eleitorado quando comparado ao petista. O candidato do PSD acumula 64,4% das intenções de voto do público masculino. O petista, 33,5%. Entre mulheres, o ex-gestor de Caucaia também tem vantagem, com 51,5%; enquanto Catanho soma 43,2%.

Naumi também tem quase o dobro dos eleitores de Catanho com idade entre 25 e 34 anos. O candidato do PSD desponta na preferencia de 63,8% dessa faixa etária. Já o do PT figura com 33,8% desse grupo.

No campo religioso, Naumi é mais cotado entre evangélicos do que entre católicos, com 65,2% e 59,2%, respectivamente. O petista aparece com porcentagens menores, mas, ao contrário do adversário, tem mais votos entre católicos, com 37,2%, enquanto acumula 31,4% dos votos de evangélicos.

Conforme a pesquisa Atlas Intel, Catanho tem vantagem entre pessoas pretas, apresentando 54,6% contra 38,2% de Naumi. Entre pessoas brancas, a vantagem é apresentada pelo concorrente do PSD, que computa 51,7% contra 44,4% do postulante do PT.

A pesquisa Atlas Intel para Prefeitura de Caucaia foi realizada entre os dias 15 e 20 de outubro de 2024, com 1.065 entrevistados, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-09449/2024 e tem intervalo de confiança de 95%.

3 pontos percentuais é a margem de erro da pesquisa, mas este número cresce se levado para um recorte específico de subamostragem do eleitorado.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisas eleitorais pt psdb. pl

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar