Semana que antecede 2° turno terá 12 pesquisas em Fortaleza; veja datas

A semana final de campanha neste segundo turno terá diversas pesquisas divulgadas na Capital

15:17 | Out. 21, 2024

Por: Vítor Magalhães
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam acirrado 2° turno na quarta maior cidade do Brasil (foto: Samuel Setúbal)

Quarta maior cidade do Brasil e a maior do Nordeste, Fortaleza, no Ceará, terá segundo turno eleitoral a ser disputado no próximo dia 27 de outubro. A Capital cearense tem disputa acirrada, que envolve o deputado federal André Fernandes (PL), do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e o petista Evandro Leitão (PT), apoiado pelo presidente Lula (PT), pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Um cenário que reflete a polarização nacional entre os grupos políticos.

A semana final de campanha para a Prefeitura de Fortaleza tem 12 pesquisas de intenção de voto registradas na Justiça Eleitoral. As datas de divulgação variam a partir da próxima quarta-feira, 23, até a véspera da eleição, no sábado, 26. Dentre elas está a pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO, que será divulgada no dia 26 de outubro. 

Confira as datas de divulgação das pesquisas:

  1. MM IDEIA INSTITUTO DE PESQUISA, contratada pela FM Jangadeiro: 23/10
  2. Quaest, contratada pela TV Verdes Mares: 23/10
  3. Paraná Pesquisas: contratada por DON7 MEDIA: 24/10
  4. Real Time Big Data, contratada por 3 PODERES MIDIA E COMUNICACAO: 25/10
  5. Instituto Verita, realizada com recursos próprios: 25/10
  6. Futura/100% Cidades, realizada com recursos próprios: 25/10
  7. Sensatus, contratada pela Rádio Uirapuru Jaguaribana: 25/10
  8. Anza, contratada pela Rede ANC: 25/10
  9. Instituto Franca, contratada por Nelio Miguel Oliveira dos Santos Junior: 25/10
  10. Datafolha, contratada pelo O POVO: 26/10
  11. AtlasIntel, realizada com recursos próprios: 26/10
  12. Quaest, contratada pela TV Verdes Mares: 26/10

O POVO divulgará apenas os resultados de institutos com imagem consolidada, cujos números vêm sendo publicados desde o 1º turno:

  • Ideia
  • Quaest
  • Paraná Pesquisas
  • Real Time Big Data
  • Datafolha
  • AtlasIntel
  • Futura/100% Cidades

Conheça o agregador de pesquisas

ACESSE O AGREGADOR

A ferramenta reúne os dados de intenções de voto de todas as pesquisas eleitorais de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, de todas as capitais nordestinas e ainda de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.

Além da compilação de dados, o agregador de pesquisas do O POVO oferece visualização detalhada das tendências eleitorais.

"O agregador busca resumir o desempenho dos candidatos nas diferentes pesquisas, com objetividade e consistência. É possível visualizar um número confiável que retrata a tendência geral dos resultados de cada candidato", explica Alexandre Cajazeira, cientista de dados do O POVO+.

A ferramenta leva em consideração a credibilidade dos institutos de pesquisa, com peso maior àqueles com histórico mais positivo de resultados.

Pesquisas Datafolha, AtlasIntel, Quaest, MDA, Paraná e Real Time Big Data têm 40% a mais de peso. Pesquisas Ipespe têm 20% a mais de peso. Pesquisas Veritá têm o peso padrão e outros institutos têm 20% a menos de peso que o padrão.

São usadas ainda diferentes técnicas estatísticas para proporcionar análise profunda e transparente do panorama eleitoral.

"Nossa média móvel enfatiza dias com mais pesquisas divulgadas e institutos com maior credibilidade. A metodologia completa está disponível na plataforma", diz Alexandre.

Inicialmente a média móvel é calculada com base em período de 10 dias. Nos últimos 10 dias antes da eleição, o período da média móvel é reduzido para 5 dias. Essa mudança é feita para refletir mais rapidamente as alterações nas intenções de voto que tendem a ocorrer nesse período final.

No próprio agregador, além de visualizar graficamente os dados de cada município, é possível baixar os arquivos de dados, disponibilizados em formato aberto em duas bases: médias móveis (tendências do Agregador) e resultados coletados (toda a base de pesquisas coletadas).