Semana que antecede 2° turno terá 12 pesquisas em Fortaleza; veja datas
A semana final de campanha neste segundo turno terá diversas pesquisas divulgadas na Capital
15:17 | Out. 21, 2024
Quarta maior cidade do Brasil e a maior do Nordeste, Fortaleza, no Ceará, terá segundo turno eleitoral a ser disputado no próximo dia 27 de outubro. A Capital cearense tem disputa acirrada, que envolve o deputado federal André Fernandes (PL), do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e o petista Evandro Leitão (PT), apoiado pelo presidente Lula (PT), pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Um cenário que reflete a polarização nacional entre os grupos políticos.
A semana final de campanha para a Prefeitura de Fortaleza tem 12 pesquisas de intenção de voto registradas na Justiça Eleitoral. As datas de divulgação variam a partir da próxima quarta-feira, 23, até a véspera da eleição, no sábado, 26. Dentre elas está a pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO, que será divulgada no dia 26 de outubro.
Confira as datas de divulgação das pesquisas:
- MM IDEIA INSTITUTO DE PESQUISA, contratada pela FM Jangadeiro: 23/10
- Quaest, contratada pela TV Verdes Mares: 23/10
- Paraná Pesquisas: contratada por DON7 MEDIA: 24/10
- Real Time Big Data, contratada por 3 PODERES MIDIA E COMUNICACAO: 25/10
- Instituto Verita, realizada com recursos próprios: 25/10
- Futura/100% Cidades, realizada com recursos próprios: 25/10
- Sensatus, contratada pela Rádio Uirapuru Jaguaribana: 25/10
- Anza, contratada pela Rede ANC: 25/10
- Instituto Franca, contratada por Nelio Miguel Oliveira dos Santos Junior: 25/10
- Datafolha, contratada pelo O POVO: 26/10
- AtlasIntel, realizada com recursos próprios: 26/10
- Quaest, contratada pela TV Verdes Mares: 26/10
O POVO divulgará apenas os resultados de institutos com imagem consolidada, cujos números vêm sendo publicados desde o 1º turno:
- Ideia
- Quaest
- Paraná Pesquisas
- Real Time Big Data
- Datafolha
- AtlasIntel
- Futura/100% Cidades
Conheça o agregador de pesquisas
A ferramenta reúne os dados de intenções de voto de todas as pesquisas eleitorais de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, de todas as capitais nordestinas e ainda de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.
Além da compilação de dados, o agregador de pesquisas do O POVO oferece visualização detalhada das tendências eleitorais.
"O agregador busca resumir o desempenho dos candidatos nas diferentes pesquisas, com objetividade e consistência. É possível visualizar um número confiável que retrata a tendência geral dos resultados de cada candidato", explica Alexandre Cajazeira, cientista de dados do O POVO+.
A ferramenta leva em consideração a credibilidade dos institutos de pesquisa, com peso maior àqueles com histórico mais positivo de resultados.
Pesquisas Datafolha, AtlasIntel, Quaest, MDA, Paraná e Real Time Big Data têm 40% a mais de peso. Pesquisas Ipespe têm 20% a mais de peso. Pesquisas Veritá têm o peso padrão e outros institutos têm 20% a menos de peso que o padrão.
São usadas ainda diferentes técnicas estatísticas para proporcionar análise profunda e transparente do panorama eleitoral.
"Nossa média móvel enfatiza dias com mais pesquisas divulgadas e institutos com maior credibilidade. A metodologia completa está disponível na plataforma", diz Alexandre.
Inicialmente a média móvel é calculada com base em período de 10 dias. Nos últimos 10 dias antes da eleição, o período da média móvel é reduzido para 5 dias. Essa mudança é feita para refletir mais rapidamente as alterações nas intenções de voto que tendem a ocorrer nesse período final.
No próprio agregador, além de visualizar graficamente os dados de cada município, é possível baixar os arquivos de dados, disponibilizados em formato aberto em duas bases: médias móveis (tendências do Agregador) e resultados coletados (toda a base de pesquisas coletadas).