Em evento do PSB, Cid, Elmano e Evandro pedem mobilização na reta final da campanha

Socialistas estiveram reunidos em Fortaleza para ressaltar apoio à eleição de Evandro Leitão em Fortaleza

15:54 | Out. 21, 2024

Por: Marcelo Bloc
Cid Gomes e PSB entram de vez na campanha de Evandro Leitão. (foto: Fabio Lima/ OPOVO) (foto: FÁBIO LIMA)

Em evento realizado na manhã desta segunda-feira, 21, em Fortaleza, membros do PSB, incluindo o ex-governador e atual senador Cid Gomes (PSB), estiveram unidos com o governador Elmano de Freitas (PT) e outros parlamentares, em apoio à candidatura de Evandro Leitão (PT), em Fortaleza.

O primeiro a discursar foi o presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, que destacou que o evento tinha duas finalidades: congregar os nomes da sigla após a eleição e ressaltar o alinhamento com o PT e com Evandro Leitão. "A partir dessa semana, o 40 (número do PSB) vira 13 (número do PT, de Evandro). Vamos buscar o voto para o 13 para garantir a eleição de Evandro. Nós sabemos a importância da Prefeitura de Fortaleza, e não podemos correr o risco de eleger uma figura completamente despreparada, que não tem condições e nem apoio para governar Fortaleza, que é uma cidade muito desigual, que precisa de muito investimento", alfinetou.

Pai do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), Eudoro convocou os vários prefeitos e políticos do interior presentes a conversarem com correligionários, que sempre têm parentes que estão e votam na Capital, para se unirem a eles em apoio à candidatura petista. O PSB foi o partido com mais prefeituras conquistadas no Ceará na eleição do último dia 6 de outubro, com 65 prefeituras, além de 56 vices e 492 vereadores por todo o Estado.

Vaidades de lado

O senador Cid Gomes (PSB) discursou ressaltando que PSB e PT fazem parte de um mesmo projeto. "Vaidade pessoal, interesse pessoal deve ficar sempre em segundo plano, quando se coloca como principal o interesse do povo cearense de cada um dos 184 municípios do Ceará", explicou.

Ele disse ter convicção da eleição de Leitão, citando pesquisas recentes. "Se a gente olha a sequência de pesquisas, a gente está vendo uma tendência. E todas as tendências apontam para que o futuro prefeito de Fortaleza será o nosso amigo querido, Evandro Leitão, para o bem dessa cidade e para impedir que uma má gestão em Fortaleza possa prejudicar o Estado do Ceará e cada um dos outros 183 municípios. Fortaleza é a nossa sala de visita, nosso cartão-postal", disse.

Cid convocou os presentes para se juntarem a outros partidos aliados de Evandro, assim unindo forças. "É fundamental que nós demos as mãos ao Partido dos Trabalhadores, não só porque é o partido do Evandro, mas procurando trazer para cá também as lideranças do Interior do PT, do PSB, do PSD, do PP, do Republicanos", disse Cid, que em uma conta rápida somou os prefeitos eleitos pelos partidos citados, o que daria 153 prefeitos dos 184 municípios. "Isso é uma força que pode e vai fazer diferença nessa eleição. Para isso que queremos apelar a cada um de vocês, dediquem esses seis dias a Fortaleza", conclamou.

Para concluir, disse que as lideranças desses partidos deverão estar em plantão constante até domingo, dividindo as regiões e bairros da cidade entre os correligionários, para que apoiem e estejam nas ruas ajudando. "Vamos fazer grupos por regionais de Fortaleza e nós todos, sob a coordenação e a liderança do governador Elmano de Freitas, vamos fazer vitoriosa essa campanha do Evandro Leitão", concluiu.

Elmano faz cálculo pró-Evandro

O governador Elmano de Freitas (PT) começou prometendo reunir-se com os prefeitos eleitos após a eleição do próximo domingo. "Eu quero dizer aos prefeitos e prefeitas eleitos pelo PSB, vamos ter essa eleição domingo, e após isso vamos ter a agenda com os prefeitos do Ceará, e do PSB, para nós discutirmos como vamos dar as mãos para garantirmos que vocês vão cumprir os compromissos que vocês fizeram com seus eleitores. Se nós tivemos alguma situação anterior, deixemos para trás e, daqui em diante, vamos trabalhar pelo povo de cada município que vocês, de maneira democrática, foram eleitos", adiantou.

O chefe do Executivo estadual pediu "união para derrotar o candidato do Bolsonaro" e disse que Fortaleza tem 1,6 milhão de eleitores, mas mais de 10% dos eleitores não conhecem ainda os dois candidatos em disputa. Lembrou que todos ali são lideranças dos seus povos, pediu para gravarem vídeos falando da importância de eleger Evandro Leitão, para distribuírem por seu eleitorado que, mesmo no Interior, têm ligação com Fortaleza, têm parentes que votam na Capital.

Elmano disse saber porque, segundo ele, André Fernandes (PL) esconde Bolsonaro na campanha. "O candidato de lá esconde o Bolsonaro porque o Bolsonaro tem mais de 60% de rejeição nesta cidade. E quando apresenta este candidato como o candidato do Bolsonaro, ele perde de 5 a 7 pontos percentuais nas pesquisas, dependendo da Regional da cidade. Enquanto o nosso candidato, com as propostas que tem, com a história que tem, vinculado a imagem de Lula e de Camilo, ele chega a cresce 7 a 8 pontos percentuais. É por isso que estamos pedindo para assumir uma área da cidade, para fazer campanha de porta a porta", conclamou.

Ele disse ainda que o clima está mudando em Fortaleza. "Sentimos nos últimos dias a diferença na cidade. Quem pega os últimos dias, vê que o clima está mudando em Fortaleza. A cidade está se avermelhando e vai se avermelhar ainda mais. O outro lado começou a ficar nervoso, começou a ficar aperreado, começou a tentar criar fato político onde não tem. Ele que se prepare, porque essa frente com PT, PSB, PSD, com PP, Republicanos, nós vamos nos unir e derrotar o bolsonarismo em Fortaleza", concluiu.

Ressaltando experiência

Vice-presidente do partido no Estado, a secretária dos Direitos Humanos Socorro França falou rapidamente e exaltou Leitão. "Este homem foi gestor no Executivo, no Legislativo, nas organizações sociais quando tirou o Ceará do buraco. Por que perder tempo com quem ainda vai aprender como fazer um planejamento, com aquele que ainda vai aprender a fazer gestão pública?", questionou.

Evandro exalta Cid e pede mobilização

O candidato Evandro Leitão discurso por último. Lembrou que o PSB está junto com a campanha desde o início, que Cid Gomes já tinha feito agenda durante a eleição, mas que agora isso tem ainda mais importância.

"Ora, a gente ter na nossa campanha, participando ativamente, uma pessoa que é referência a todos nós, que praticamente de toda uma geração, que praticamente lançou a todos nós. Esse homem preparado, estratégico, inteligente, esse homem que praticamente fez a todos nós, estar conosco aqui, além do orgulho, para mim é um motivo de muito alegria, porque eu sei que nessa semana vamos abrir uma grande margem em relação ao adversário", disse focando na presença do ex-governador, de quem disse se orgulhar de ter sido secretário de Estado.

Evandro lembrou que, antes da campanha, 75% da população ainda não o conhecia, teve 34% dos votos e agora aparece empatado com o "filhote de Bolsonaro" nas pesquisas. "Peço a vocês a mobilização nessa reta final, estamos a seis dias de definir o futuro de Fortaleza. Todos vocês tem ligação com Fortaleza, têm Fortaleza como sua segunda casa. Eu quero pedir que consigamos mudar voto, ainda tem muitos indecisos do outro lado, vamos, através do convencimento, mudar voto. Não é possível que a 4ª cidade do país, o maior PIB do Nordeste, seja a 3ª cidade com maior desigualdade social do Nordeste, sejamos uma cidade que quase 40% da população não tenha acesso ao saneamento básico", concluiu.

Presentes

Dezenas de prefeitos do Interior estiveram presentes no evento, além vereadores eleitos na Capital e no interior do Estado, parlamentares com vaga na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, além de lideranças partidárias ligadas ao PSB e à campanha de Evandro.