Elmano celebra aumento "extraordinário" do PT e resultados "apertados" onde houve derrota
O governador diz ainda que dialoga com todas as regiões e reafirma apoio a Evandro Leitão em Fortaleza
19:58 | Out. 21, 2024
Nesta segunda-feira, 21, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participou de entrevista na edição especial do O POVO News. O petista celebrou os resultados do PT nos municípios do Ceará, reforçou mais uma vez seu apoio à Evandro Leitão (PT) na corrida do segundo turno e comentou como seria diálogo com André Fernandes, caso o candidado do PL ganhasse em Fortaleza.
Elmano afirmou que "não governa para o prefeito", e sim para a população e respeita a soberania popular. “Tenho que respeitar o voto popular, é meu dever institucional. Agora como participante de um projeto político, espero que o povo de Fortaleza possa refletir e chegar a conclusão que é melhor um prefeito que possa dar as mãos ao governador, dar as mão ao presidente, porque concordam nas políticas públicas” argumentou.
Leia mais
Ao fazer um balanço das eleições municipais pelo Interior, apontou como um "crescimento extraordinário" do PT por ser o segundo partido que mais elegeu prefeitos no Estado, com 46 prefeituras. Ele apontou que a base de partidos aliados somou mais de 95% das prefeituras do Estado.
Elmano também falou sobre as derrotas nas cidades de destaque, como Juazeiro do Norte, Iguatu e também Sobral. Ele projetou uma abertura de dialógo entre PT e União Brasil, inicialmente partidos opositores, mas após passarem a compor a base do Governo Lula (PT) tem firmado uma boa relação com o partido. "Do ponto de vista da base do governo, a oposição não cresceu, o governo cresceu muito" apontou.
O governador disse ainda que as eleições nessas cidades têm um eleitorado petista consistente, e a derrota foi por diferença pequena, assim, o PT continuará fortalecendo e dialogando com as regiões. Ao falar de Juazeiro do Norte, ponderou que o deputado Fernando Santana (PT) foi candidato por unificar "todas as forças do partido no município". Ele disputou e perdeu para o atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).
“Sempre disse a Fernando que contava com meu apoio. Quero parabenizar pela campanha de nível elevado, e tenho certeza que saiu mais forte do que era antes dessa campanha para prefeito e agora vamos trabalhar juntos e também trabalhar pelos municípios, porque você trabalha para a população ganhando ou perdendo eleição, e a população percebe essa diferença de quem trabalha apenas quando ganha”, analisou.