Datafolha: 13% ainda não sabem o número dos candidatos a prefeito de Fortaleza
No próximo dia 27, os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) se enfrentam no segundo turno na Capital
12:49 | Out. 18, 2024
A pesquisa Datafolha sobre o 2° turno, contratada pelo O POVO, e divulgada na última quinta-feira, 17, mostra que o nível de conhecimento do eleitorado sobre o número dos candidatos a prefeito de Fortaleza tem aumentado conforme o pleito se avizinha, mas destaca que 13% do eleitorado não sabe o número do candidato que pretende votar nas urnas ou sequer sabe como anular o voto.
No total, 87% dos entrevistados responderam corretamente ao serem perguntados sobre o número dos candidatos que pretendem votar. Por outro lado, 6% afirmaram não saber o número ou como anular o voto e outros 7% responderam incorretamente. No próximo dia 27, os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) se enfrentam no segundo turno na Capital.
Datafolha
“Qual número você vai digitar na urna eletrônica para confirmar/anular seu voto para prefeito?”
- Menções corretas: 87%
- Não sabe o número do candidato / não sabe anular o voto: 6%
- Menções incorretas: 7%
Leia mais
Entre os que dizem votar em André, 94% mencionaram corretamente o número do candidato. Já entre os que dizem votar em Evandro o número é de 92% entre os entrevistados.
O desconhecimento do número é maior entre o eleitorado que manifesta intenção de voto no petista, com 7% dos entrevistados alegando não saber o número, não saber anular voto ou mencionando incorretamente o identificador de Leitão na urna. Entre a parcela pró-André, o mesmo indicador é de 5%
André:
- Menções corretas: 94%
- Não sabe o número do candidato / não sabe anular o voto: 3%
- Menções incorretas: 2%
Evandro:
- Menções corretas: 92%
- Não sabe o número do candidato / não sabe anular o voto: 6%
- Menções incorretas: 1%
O Datafolha ouviu 826 eleitores entre 15 e 17 de outubro. A pesquisa é realizada na metade do período de campanha deste segundo turno.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa é contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-01856/2024.